Assinar
Bairrada // Mealhada  

“Ser feliz na escola” junta comunidade educativa a 18 de abril

Com o enfoque no aluno e nas condições que a escola pode dar-lhe para que se sinta feliz enquanto estudante, a Câmara da Mealhada vai levar a efeito, no próximo dia 18, no Cineteatro Municipal Messias, a sexta edição do “Encontro com a Educação”, optando pela tónica “Ser Feliz na Escola” num fórum que pretende promover o debate e a partilha de ideias, experiências e boas práticas entre os diversos intervenientes no processo educativo, sobre os mais variados temas relacionados com a educação.
A felicidade e a motivação dos alunos na escola, a importância de se trabalhar a autoestima e a resiliência, a valorização da inteligência emocional são temas que estarão em destaque, pela mãos de inúmeras personalidades ligadas ao tema, entre as quais David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, responsável pela conferência de abertura. Depois, este primeiro orador, juntamente com Lucília Salgado, presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Coimbra e Manuela Grazina, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participam numa mesa redonda.
À tarde, na escola profissional, acontecerão vários workshops sobre a temática central.

Alunos mais felizes em época de pouca felicidade para docentes

Para a Câmara da Mealhada, que vai promovendo esta iniciativa nos últimos anos, “a Educação é crucial para o crescimento da nossa sociedade, por defender que a sua melhoria é uma missão, por acreditar que também o poder local pode dar o seu contributo, ao proporcionar a partilha de ideias e saberes, de boas práticas e políticas de sucesso”, diz Rui Marqueiro, presidente da Câmara, lembrando que “este fórum foi criado para levar o ator social e educativo a refletir sobre o que fazer para melhorar a educação”.

Para o vereador da educação, Guilherme Duarte, este encontro é “importante na atualidade da educação, cabendo às autarquias também contribuir para criar condições para que os alunos sejam felizes nas escolas”.

As inscrições para este 6.º Encontro com a Educação já estão a decorrer e podem ser feitas para o e-mail educacao@cm-mealhada.pt.

João Paulo Teles