Assinar


Anadia // Bairrada // Ciclismo // Desporto  

4.º Circuito da Curia, em Sub 23, corre-se a 9 de agosto

No domingo, dia 9 de agosto, a estância termal da Curia volta a ser palco de mais uma prova de ciclismo.
O 4.º Circuito da Curia, em Sub 23, regressa às estradas do concelho de Anadia, para mais uma emocionante corrida.
Presentes, vão estar a maior parte das equipas de Sub 23 nacionais, mas também algumas estrangeiras (Espanha) e equipas de clubes que vão participar nesta competição que será, certamente, mais um espetáculo de ciclismo que fará as delícias das gentes locais e dos visitantes que, nesta altura do ano, estão de férias nestas paragens.
Com início previsto para as 16h, a prova terá a concentração junto ao Largo da Estação.
Acrescente-se que a prova faz-se num circuito de 15 voltas, num total de 115,9 quilómetros, percorrendo as localidades da Curia, Mata, Óis do Bairro, Horta e Tamengos.
A prova faz parte da Festa do Leitão, a decorrer, nesta altura, na Curia, perspetivando-se por isso, que seja um duplo sucesso.
História. O 1.º Circuito da Curia iniciou-se em 1958, dentro do Parque da Curia, em terra batida e cujo vencedor foi o internacionalmente conhecido Alves Barbosa. Durante muitos os anos, desciam de coimboios apinhados, milhares de espetadores para verem o “Circuito da Curia”. Contudo, durante anos este circuito deixou de se realizar.
Há quatro anos, a Associação de Ciclismo de Aveiro voltou a dar vida ao “Circuito da Curia”. Em parceria com a autarquia local, agora União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, com apoio de várias entidades (Câmara Municipal de Anadia, Federação Portuguesa de Ciclismo, Turismo Centro de Portugal e empresas locais), tem vindo a organizá-lo, fazendo o mesmo, parte integrante do Calendário Nacional de Ciclismo.
O sucesso desta prova tem vindo a crescer, ano após ano. Prova disso o facto do “Circuito da Curia” de 2014 ter sido enquadrado na Taça de Nacional de Circuitos, tendo contado com a “nata” do ciclismo nacional.