Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara de Oliveira do Bairro aprova projeto para a Capela de Vila Verde

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou na última reunião de câmara, realizada a 30 de julho, o projeto de execução para o arranjo urbanístico do Largo da Capela de S. João, em Vila Verde.
Neste processo, a Câmara Municipal teve a preocupação de realizar uma reunião no local, que contou com a presença de cerca de 60 moradores e do pároco na altura em funções, para apresentar e discutir com a população a proposta para a requalificação da capela. Revelou-se determinante envolver as pessoas e ouvir as suas ideias com base no projeto que lhes foi apresentado, uma vez que se trata de uma obra importante para as pessoas de Vila Verde. A solução apresentada pela Câmara Municipal mereceu também, em fase posterior, a aprovação da Diocese de Aveiro.
Esta capela dedicada a S. João, em nome do qual se realiza a festa principal do lugar, a 24 de junho, encontra-se num estado de alguma degradação, tendo a autarquia avançado para a sua requalificação, com o objetivo de dignificar e valorizar o conjunto que abarca o espaço da capela e das ruas de S. João e da Alagoa, de forma histórica, funcional e urbanística, como património do concelho.
O projeto agora aprovado implica obras de demolição, construção, pavimentação, drenagem de águas pluviais, arborização, pintura e eletrificação, que vão conferir ao espaço uma mudança qualitativa de imagem e uma identidade própria, consonante com a história do local, para além de oferecer mais segurança aos seus utentes.
Depois da aprovação do projeto em reunião de câmara, segue-se a abertura do concurso público para a sua concretização.