Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Caminhada solidária junta 1100 pessoas e rende 3400 euros

Na noite de sábado, em Oliveira do Bairro, brilharam mais estrelas. Pelo menos mais 1.100, que foi o número de pessoas inscritas e que participaram na Caminhada Solidária Noturna, uma iniciativa da Câmara Municipal, realizada no âmbito do Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu Sem Carros, que angariou 3.366,87 euros para os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Munidos de balões luminosos e pulseiras de néon, os cerca de 1.100 caminhantes solidários, a que se juntaram muitos mais que já não se conseguiram inscrever em tempo útil, mas que não deixaram de participar na iniciativa, percorreram a Alameda da Cidade de Oliveira do Bairro, num percurso de 6.200m, que teve como um dos pontos altos a chegada ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, momento aproveitado para abastecimento de água e alimentos, mas também para uma pequena visita ao espaço, onde foram apresentados os vários equipamentos e viaturas da associação.

Animação. Homens e mulheres de todas as idades, com crianças e bebés ao colo, pela mão ou nos seus carrinhos, transformaram a caminhada numa grande festa, de convívio e alegria, ao som de um DJ, instalado numa viatura que seguia na frente, que foi marcando o ritmo durante todo o percurso, que partiu da Av. Abílio Pereira Pinto, junto à Biblioteca Municipal, e que percorreu praticamente toda a Alameda da Cidade, passando ainda pelo Parque Desportivo, onde decorria a Festa da Juventude, outra iniciativa que juntou, ao longo de três dias, alguns milhares de pessoas. Do início ao fim, a animação foi uma constante e não faltou um grupo de jovens da organização a “puxar” pela dança e pelas “ondas” dos marchantes, que responderam sempre com boa-disposição e energia.
Apoio. Os últimos metros da caminhada foram dados junto à cascata luminosa da entrada de Oliveira do Bairro, momento em que foi anunciado o valor angariado nas inscrições dos participantes (3.366,87 euros). Relembre-se que a participação na caminhada implicava a doação àquela associação de, no mínimo, 1 euro.
A Caminhada Solidária Noturna realizou-se no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros, a que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro mais uma vez se associou, concluindo um dia de muita atividade que começou com o 5.º Passeio Cicloturístico do Concelho, que juntou cerca de 300 ciclistas, e que prosseguiu durante toda a manhã e tarde de sábado com várias atividades desportivas e lúdicas, para além de uma exposição interativa de bicicletas e veículos movidos a energias alternativas, insufláveis para os mais pequenos e rastreios no âmbito da saúde.