Assinar


Águeda

Festa do Leitão com balanço positivo mas evento tem que ser repensado

O balanço da 22.ª edição da Festa do Leitão à Bairrada de Águeda e a 18.ª Mostra de Artesanato e Gastronomia, que terminou no domingo, é positivo, segundo Olívia Passos, presidente da Associação Comercial de Águeda (ACOAG). “Penso que não podemos ter razões de queixa com a adesão do público e foi pena termos apanhado dois dias com chuva”, afirmou, acrescentando que “se tivéssemos tido a ajuda do tempo, estou em crer que teríamos ainda mais gente a visitar-nos”.
Apesar do êxito do evento, Olívia Passos defende que “este modelo da Festa do Leitão tem de ser repensado com a ajuda da Câmara Municipal de Águeda”.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, já disse estar disponível para falar sobre a Festa do Leitão.

Um produto único. A propósito do Leitão à Bairrada, o ministro da Economia, Pires de Lima, que inaugurou o certame, disse degustar, periodicamente, nas suas deslocações, quando passa na região. O ministro fez questão ainda de salientar que se trata de “um produto e serviço único que vale a pena valorizar, numa economia moderna de serviços” e reconheceu que a recuperação do emprego tem contado com o contributo do turismo e particularmente da restauração.
Para o ministro, “muito da atividade que está a ajudar à recuperação da economia tem a ver com o turismo e a gastronomia”, defendendo uma maior visibilidade do setor agroalimentar.
As noites do evento, de quarta-feira (dia 9) a sábado (dia 12), foram completas com concertos de artistas e Dj’s com êxito na atualidade. Destaque para as noites de AGIR e Mickael Carreira, com este último a ter casa cheia.
Destaque ainda para a excelente procura da novidade da edição deste ano, da autoria da Pastelaria Trigal, WRAP de Leitão, uma deliciosa iguaria que foi elogiada por todos os visitantes.