Assinar


Bairrada // Troviscal  

“Jornadas Europeias do Património” no Museu

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, acolhe mais uma edição das “Jornadas Europeias do Património”, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada em Portugal pelo IGESPAR, à qual a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (CMOB), entidade responsável pelo museu, se volta uma vez mais a associar.
Para as comemorações de 2015, e sob o lema “Património Industrial e Técnico”, o Museu oferece uma programação especial. No dia 25, o Museu de Etnomúsica da Bairrada vai promover o ateliê “Um dia no Laboratório…”, onde os mais pequenos vão poder viver a experiência de se tornarem verdadeiros conservadores/restauradores do Museu. Tendo como público-alvo crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, esta iniciativa de cariz lúdico tem como objetivo sensibilizar os mais novos para os valores do património e da sua conservação, proporcionando, ao mesmo tempo, momentos de diversão e descoberta. As sessões realizam-se durante todo o dia, às 10h30, 14h30 e 16h.
Para o dia seguinte, 26 de setembro, o Museu vai organizar visitas orientadas sobre o tema “Os Jazzes da Bairrada”, dando a conhecer um importante período da história da região, onde se assistiu ao surgimento e afirmação de um novo tipo de agrupamentos musicais, modernos e cosmopolitas, que ficaram conhecidos como os “Jazzes”. A visita partirá da exposição com o mesmo nome, composta por imagens e espólio deste período, compreendido entre os anos 30 e 60 do século XX, abordando igualmente as questões da sua conservação e estudo. Para além da exposição, a visita inclui abordagem às diferentes áreas internas do Museu, como as Reservas, Laboratório de Conservação e Restauro e Centro de Documentação. Esta é uma ocasião única para conhecer espaços físicos e aspetos que não são abordados numa normal visita ao Museu e que seguramente ajudarão a compreender melhor quer o tema em questão, quer o importante trabalho que é desenvolvido em prol do património cultural da região. A visita decorrerá às 16h.
A participação nas duas iniciativas é gratuita mediante inscrição prévia (no Museu, através do telefone 234 757 006 ou do e-mail memb@cm-olb.pt.

Preservação do património. A celebrar este ano o seu 10.º aniversário, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, na vila do Troviscal, é um projeto da CMOB que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. Para além de exposições temáticas, o Museu possui uma vasta coleção de instrumentos, partituras, gravações, documentação variada e depoimentos, num total de cerca de 8.300 peças, todas elas tratadas e com inventário sumário.
De referir ainda que o Museu de Etnomúsica da Bairrada leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças à população sénior, não só do concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região, contribuindo para um cada vez maior conhecimento da música e das raízes culturais do nosso território, eternizando as nossas tradições, a nossa história e a nossa real identidade.