Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Núcleo homenageia enfermeiras paraquedistas

Enfermeiras e enfermeiras paraquedistas das Forças Armadas estiveram de visita à cidade de Oliveira do Bairro, no passado dia 3 de outubro. Esta visita inseriu-se no convívio que estas mulheres portuguesas, militares na disponibilidade, fazem anualmente em diferentes pontos do país.
O Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes apoiou a logística deste evento e aproveitou a presença destes militares, que tanto honram as nossas Forças Armadas e que tantos serviços relevantes prestaram ao país, para lhes prestar uma homenagem de reconhecimento e gratidão.
Do programa constou uma recepção, às 10h30, no hall do Quartel das Artes, onde receberam os cumprimentos da camarada de armas e sócia deste núcleo, enfermeira paraquedista Sílvia Oliveira, seguida pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Oliveira, que deu as boas-vindas e se congratulou com a visita daquela comitiva à nossa sede do concelho, desejando-lhe uma boa estadia.
De seguida, na Cafetaria do QA, teriam a surpreendê-las um tradicional tacho de rojões da Bairrada, uma iguaria de excelência da gastronomia regional que foi degustada por todos, e acompanhada com a tradicional broa de milho e um excelente vinho da região. Esta iguaria foi oferecida pela Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, cujo confrade Mor Miguel Roque aproveitou a ocasião para dar a conhecer, em breves palavras, a sua origem e o modo de os confecionar, terminando com um brinde aos rojões e ao amor.
Com os estômagos compostos, a comitiva seguiu para uma visita ao Museum Underground Aliança para, depois, ser homenageada pelo Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes, junto ao monumento dos mortos do Ultramar, onde foi recebida pelos diretores, sócios combatentes e público anónimo.
Depois de saudadas pelo presidente Victor Pinto, que disse da honra que sentia pela presença de tão prestigiada comitiva, referiu a “ínclita geração” dos nossos infantes, para lembrar que estava na presença de uma geração “de gente bonita por dentro e por fora”, para depois sublinhar a dedicação e o exemplo dados por aquelas mulheres portuguesas.
Referiu que, “ainda muito jovens, elas souberam ser mulheres responsáveis e um exemplo de coragem e abnegação, por quem os combatentes e o país têm uma dívida de gratidão”.

Agradecimento. Para agradecer a forma honrosa e muito carinhosa com que estavam a ser recebidas, interveio a enfermeira paraquedista Sgr. Maria Emília Raposo, que salientou a surpresa e o reconhecimento sentidos por toda a comitiva e o envolvimento das camaradas Sílvia e Adriana.
Para prestar as honras devidas aos “camaradas”, combatentes mortos ao serviço da Pátria, foram depositados no monumento, onde já ardia a chama da Paz, ramos de flores pela enfermeira Maria Emília, seguida pelo presidente do núcleo Victor Pinto.

Silêncio. Seguiram-se os toques dos clarins e caixa em honra aos mortos, durante os quais foi lida uma prece pelo Sgr.Mor Gil Miranda, enquanto decorria um minuto de silêncio. Para finalizar, além de desejar bom apetite no almoço que se seguia, o presidente do Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes, Victor Pinto, disse que esperava que “todas levassem boas recordações desta terra e que voltassem sempre, neste mesmo dia de comemorações do padroeiro comum, S. Miguel”.
A sessão terminou com o toque e entoação do Hino da Liga dos Combatentes.