Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Orçamento de 18 milhões “equilibrado e para as pessoas” aprovado por maioria

“Um orçamento equilibrado e para as pessoas”, é assim que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, classifica o documento que vai nortear os destinos do concelho em 2016. “As Grandes Opções do Plano e do Orçamento são os principais documentos que fundamentam a atividade global do município e que, para 2016, visam concretizar os compromissos assumidos com os nossos concidadãos, dando continuidade ao processo de desenvolvimento sustentado do concelho”, explica Mário João Oliveira, na introdução do documento que foi aprovado, na penúltima quinta-feira, em reunião de Câmara, por maioria, com as abstenções dos três vereadores do CDS/PP.

Competitividade. Mário João diz que o novo Quadro de Apoio Europeu – Portugal 2020 – está orientado prioritariamente para o reforço da competitividade das empresas e para a promoção do emprego, com muitas limitações para as autarquias, com impacto nas políticas municipais. Assim, “enfrentando as dificuldades e constrangimentos conjunturais, consagramos, uma vez mais, a nossa inalienável opção pela garantia de uma gestão rigorosa, criteriosa, eficaz e eficiente dos recursos que a todos pertencem”.
O autarca explicou ainda que “no quadro da construção de uma administração de proximidade e sustentável, mobilizando energias e sinergias, continuarão a ser implementados projetos e iniciativas, abrangendo todas as áreas de responsabilidade do município, como é o caso da educação, cultura, juventude, ação social, economia e empreendedorismo”.

Reabilitação urbana. Mário João Oliveira sublinha que, em 2016, dará “particular ênfase à reabilitação urbana e requalificação rodoviária, em prol da vitalidade, competitividade e atratividade das zonas urbanas do concelho”. “Concluída a 2.ª revisão do PDM, daremos especial atenção à compra de terrenos para ampliação dos espaços de atividades económicas. Encontram-se ainda previstos os investimentos na reabilitação e ampliação da EB23 Dr. Fernando Peixinho, em Oiã; o Centro de Saúde da Palhaça, a Unidade de Saúde Familiar da União das Freguesias (obras sem comparticipação contratualizada) e implementação de eficiência energética nas Piscinas Municipais”, explicou o autarca, sublinhando que continuarão a ser implementadas iniciativas de modernização administrativa. Ainda dentro desta área, serão instalados quatro Espaços do Cidadão no concelho.

Educação. O edil oliveirense relembrou que Oliveira do Bairro é território educativo de excelência, pelo que continuará a dar especial ênfase à educação, destacando a descentralização de competências e ainda o acompanhamento do Instituto Profissional da Bairrada, enquanto parte instituidora da Fundação Comendador Almeida Roque. Será ainda mantida a aposta na cultura, diversificando a agenda cultural, sendo o Quartel das Artes o ponto alto “da nossa ação”.
Mário João Oliveira afirmou ainda que a autarquia continuará a apostar em ações de cariz diversificado, como as Férias Desportivas, Festa da Criança, 65 em Festa, Viva as Associações, Expobairrada e a Feira da Ciência que passará a chamar-se Festival da Ciência. “Pretendemos dar ainda continuidade à Festa da Juventude, enquanto espaço de encontro e de criação de conteúdos culturais e artísticos, assim como ao projeto Alameda Viva, com a parceira da ACIB”.