Assinar
Anadia // Bairrada  

Assembleia Municipal Anadia: Orçamento realista e equilibrado aprovado por maioria

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por maioria, o orçamento do município para 2016.
Em sessão ordinária, realizada na tarde do passado dia 26 de novembro, os deputados municipais aprovaram com 26 votos a favor e quatro abstenções (PSD) os documentos previsionais e mapa de pessoal do município de Anadia para o ano de 2016.
O orçamento vale 18. 502 milhões de euros (menos 951 mil euros do que o de 2015) e, segundo explicou a edil Teresa Cardoso, trata-se de um orçamento feito “quando ainda não temos orçamento de Estado, nem conhecemos as regras para o próximo ano”. Um orçamento construído com base em previsões e nas receitas de que o município dispõe.
Em relação a 2015, o orçamento apresenta uma diminuição de 4,9% que, na opinião da edil anadiense, se deve à redução das receitas de capital, designadamente nas transferências de capital, contando apenas com os valores residuais relativos aos financiamentos e candidaturas executadas no âmbito do anterior Quadro Comunitário.
O valor distribuído pelas GOP (grandes opções do plano) é de 8.742 milhões de euros (menos 8,9%, em relação a 2015), tendo o executivo optado por criar rubricas dotando-as com verbas que, reconhecendo serem insuficientes para os projetos e obras que pretende realizar, a abertura dessas mesmas rubricas permitem ter uma leitura das linhas estratégicas do executivo para o ano de 2016.

(ler mais na edição em papel ou e-paper)
Catarina Cerca