Assinar
Aguim // Anadia // Bairrada  

Aguim: Associação de Jovens promove campanha a favor dos mais carenciados

A Associação Cultural de Jovens de Aguim está a levar a cabo uma campanha de recolha de bens alimentares, para distribuir em forma de cabaz por algumas famílias mais desfavorecidas da localidade.
A campanha vai ocorrer até ao próximo dia 25 de março, sendo os “cabazes solidários de Páscoa” entregues no dia 26. Até lá, todos podem contribuir, já que existem vários pontos de recolha espalhados por diversas superfícies comerciais de Aguim.
Filipe Sério, presidente da AJA (Associação Cultural de Jovens de Aguim) desde o ano transato, juntamente com a sua equipa, está empenhado em dar uma nova dinâmica a esta associação que nasceu em 1990 mas que já passou por um período de inatividade de vários anos.
Esta nova direção está comprometida na realização de várias iniciativas que visam acima de tudo, unir a população, promovendo o encontro e intercâmbio intergeracional. Vontade e ideias não faltam.
Na sede da associação, localizada no edifício da antiga Junta de Freguesia de Aguim, têm trabalhado afincadamente para tornar o espaço mais acolhedor e simpático, aberto a todos, sobretudo os jovens da freguesia que querem cativar e chamar para esta associação.
Neste momento, Filipe Sério fala de um plano de atividades com vários projetos e iniciativas a desenvolver, acreditando que os jovens e menos jovens da terra vão estar unidos na prossecução das mesmas. Por isso, apela à participação de todos, recordando que os mais velhos que deram vida a este projeto, na década de 90, são, muitos deles, hoje, sócios fundadores que se orgulham por ver a associação renascer cheia de vontade de trabalhar e com pernas para andar.
“Aguim é uma terra com tradições várias, muito antiga e a nossa vontade é não deixar cair estas tradições, estas nossas raizes culturais no esquecimento”, diz, explicando que algumas das iniciativas visam isso mesmo, fazer reviver tradições ancestrais, mas também manter nos jovens conhecimentos sobre o passado da terra. Por isso, vem aí, já no próximo dia 17 de março, um Quiz, tipo “Quem quer ser milionário”, destinado a equipas, na sede da associação, para testar conhecimentos sobre Aguim e com direito a prémios no final. Segue-se mais tarde, uma Festa dos Anos 80, em parceria com um bar local, porque a associação quer também ajudar a dinamizar os comércios da terra.
Filipe Sério quer ainda abrir a associação a ações vocacionadas para a área social e esta será uma espécie de teste: “se correr bem irá estender-se ao resto da União de Freguesias”, não deixando de reconhecer também todo o apoio dado pelo atual executivo da Junta de Freguesia.
Catarina Cerca