Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Concurso de Leitura em Voz Alta “Ouvir Ler… Que Prazer!”está de regresso

ler_em_voz_altaA Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai promover, através da Rede de Bibliotecas do Concelho (RBOB), a 9.ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta “Ouvir Ler… Que Prazer!”, dirigido a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB), do Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).
As inscrições para o concurso – que se vai desenrolar em quatro fases: pré-seleção, eliminatória, final concelhia e final interconcelhia – decorrem até 30 de novembro e podem ser feitas pelos alunos diretamente nas respetivas escolas. Na eliminatória e finais, concelhia e interconcelhia, os alunos participantes terão que ler em voz alta um excerto de um livro previamente selecionado, perante um júri que avaliará as suas prestações. As obras selecionadas para cada um dos quatro ciclos de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário) em prova serão preferencialmente de autores de língua portuguesa e recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).
A pré-seleção, por cada ciclo de ensino, vai decorrer até 20 de janeiro de 2017, sob a orientação das professoras bibliotecárias. A eliminatória e a final concelhia terão lugar no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, nos dias 22 de fevereiro e 31 de março de 2017, respetivamente. A final interconcelhia será realizada no dia 27 de maio de 2017 no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, no âmbito do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Nesta prova, participarão os vencedores de cada um dos ciclos de ensino apurados nas finais concelhias de cada município.
Recorde-se que na edição do ano passado, a aluna Delfina Gonçalinho, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, venceu a final intermunicipal no escalão do Ensino Secundário.

Promover o gosto pela leitura. A iniciativa “Ouvir Ler… Que Prazer!”, que continua a conquistar um número crescente de participantes, tem como objetivo promover o gosto pelo livro e pela leitura entre os jovens, incentivar o contacto e o conhecimento de obras de autores de língua portuguesa, promover o convívio entre os participantes e educar para a salutar competitividade entre os participantes.