Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Associação Coração Cheio quer ajudar crianças em Cabo Verde

Acaba de ser constituída em Anadia uma nova associação de cariz solidário.
A Associação Coração Cheio quer fazer a diferença junto das crianças do município da Boa Vista, em Cabo Verde.
A associação, sem fins lucrativos, nasceu pela mão da jovem Maria Miguel Lopes e visa apoiar de uma forma efetiva, crianças em idade escolar (do 1.º ao 6.º ano) que frequentam duas escolas naquele município, onde falta um pouco de tudo.
À jovem juntaram-se a sua mãe Maria Selina Costa e a amiga Maria Alice Rodrigues, residentes em Anadia.

Ajudar duas escolas e 250 crianças. Neste momento, a associação já integra mais de duas dezenas de anadienses que querem ajudar a minonar as carências com que cerca de 250 crianças se debatem no dia a dia escolar. Desde roupa, calçado, passando por material escolar e didático, até ao mais elementar – alimentação (sopa e fruta), falta de tudo e esta associação, com berço em Anadia, está determinada em fazer a diferença.
A ideia nasceu de uma visita que Maria Miguel fez em 2015 a Cabo Verde, à ilha da Boa Vista. “Como sabia para onde ia, levei algumas coisas comigo. Fiquei apaixonada por poder fazer felizes aquelas crianças e de ver nos seus rostos estampado um profundo e sincero obrigado.” Foi aí que nasceu a ideia de ter de fazer algo. Posteriormente, já lá esteve com a sua mãe de visita a duas escolas (Escola Polo de Rabil e a Escola de Povoação Velha) que não têm apadrinhamento escolar e nas quais querem intervir.
Sem ligações a África, recorda apenas que em criança tentou várias vezes que a sua mãe adotasse uma criança negra. Essa paixão cresceu, agora com vontade de ajudar lá, não uma mas muitas dezenas de meninos e meninas em idade escolar.
O destino que, do ponto de vista turístico, é paradisíaco, tem as mais extensas praias de Cabo Verde e tem sido alvo de investidores turísticos, que ali construíram vários hotéis e infraestruturas turísticas. Contudo, trata-se de uma ilha árida e pobre de bens materiais (a população vive de forma muito simples, muitas vezes sem os bens básicos e com limitados cuidados de saúde).
Os sorrisos e simplicidade das crianças são o que mais impressionou estas anadienses, que querem agora ajudar a colmatar algumas carências: sobretudo alimentares, abastecimento de água potável, medicação, material escolar, melhoramentos nas escolas, vestuário e calçado.

Alimentação é prioritária. O objetivo maior agora é conseguir angariar dinheiro para a alimentação nas escolas. “As refeições são à base de massa e arroz com feijão. Queremos introduzir na alimentação escolar daqueles dois estabelecimentos de ensino sopa, os legumes e a fruta. Esse é o nosso grande objetivo”, sublinha Maria Miguel Lopes.
Contudo, não esquece as condições degradantes em que alunos e professores trabalham. Por isso, reconhece que há muitas obras a fazer, sobretudo ao nível das cozinhas, refeitórios e sanitários, que praticamente não existem.
Dentro de poucas semanas, Maria Miguel Lopes estará de regresso à ilha de Boa Vista para começar a agilizar os processos com docentes, fornecedores de legumes e frutas às escolas. Os dinheiros são geridos cá e os pagamentos feitos por transferência bancária, tudo acompanhado de recibos e comprovativos. “A transparência” está acima de tudo “para assegurar sócios e padrinhos”.

Apelo aos anadienses. Ainda durante o mês de dezembro, a associação vai promover uma caminhada pela cidade, assim como vender rifas que se destinam a Cabazes de Natal, Passagem de Ano e dos Reis, por forma a angariar fundos para a causa, assim como novos sócios.
Daí o apelo aos anadienses para que colaborem, porque a maioria dos alunos não tem o mínimo de recursos para estudar. No futuro, a ideia é conseguir que alunos mais velhos venham para Anadia ou para a região através dos seus padrinhos, que os acolham para completar estudos secundários e quem sabe até licenciaturas.
Daí que seja premente encontrar mais sócios e padrinhos para as crianças.
“Quem deseje pode apadrinhar; faz inscrição e arranjamos uma criança”.
O apoio será financeiro e mensal: 2 euros sócio mais 5 euros de apadrinhamento, o que totaliza 7 euros mensais.
Todos os interessados em ajudar esta causa podem deixar os donativos (com recibo) no Salão de Cabeleireiros Selina – Avenida do Cabecinho (Anadia), através do contacto 910 854 444; pelo e-mail: accboavista@gmail.com; pelo NIB: 0036014899100036497 ou pelo IBAN: PT 500036014899100036497.

Corpos sociais
Direção: Maria Miguel Lopes (presidente); Maria Alice Rodrigues (vice-presidente); Maria Selina Costa (tesoureira).
Assembleia-geral: Maria Helena Rodrigues (presidente); Ana Isabel Serdeira (1.ª secretária); Elisabete Oliveira (2.ª secretária).
Conselho Fiscal: João Miguel Ferreira (presidente); Ylena Lopes (1.ª secretária); Hugo Santos (2.º secretário).
Catarina Cerca