Assinar


Águeda

RICÁgueda nos Prémios de Iniciativa Empresarial

A Câmara Municipal de Águeda concorreu aos “Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial” com o projecto RICÁgueda – Rede de Inovação e Competitividade de Águeda, na categoria “Promoção do Espírito Empresarial”.

A cerimónia de divulgação dos resultados nacionais decorreu, dia 10 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A Câmara de Águeda foi uma das poucas autarquias a concorrer com um projecto a uma das cinco categorias deste prémio. No total, foram submetidas a concurso 44 candidaturas oriundas de todo o país.

Os “Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2010” são promovidos pela Comissão Europeia, e a nível nacional pelo IAPMEI, e visam potenciar a divulgação de actividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa. Esta iniciativa pretende ser um tributo às muitas iniciativas que contribuem para criar um clima de crescimento económico, através da promoção e apoio à inovação a nível regional.

Neste concurso, o Município de Águeda participou com o projecto RICÁgueda – Rede de Inovação e Competitividade de Águeda, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, lançada em 2008, e que durante 12 meses pretendeu dinamizar a participação dos agentes empresariais e institucionais locais na criação de uma rede formal de cooperação. O objectivo passou por ajudar a ultrapassar as dificuldades competitivas das empresas concelhias e de maximizar as suas potencialidades, pela via da inovação.

O projecto foi desenvolvido em colaboração com a Universidade de Aveiro, com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), com a Associação Empresarial de Águeda (AEA) e com a Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA).

A referida iniciativa teve por base uma parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e a CCDRC, no âmbito do Programa iCentro – Programa Regional de Acções Inovadoras da Região Centro de Portugal, aprovado pela Comissão Europeia.