Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Concelho acolhe milhares de alunos de EMRC

Anadia viveu um dos mais empolgantes acontecimentos da sua história, ao acolher milhares de alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de toda a Diocese de Aveiro.
Na realidade, não é fácil assistir a um desfile de cerca de 3600 alunos pelas ruas da cidade, entoando cânticos e palavras de ordem, numa algazarra saudável a que ninguém ficou indiferente.
Esta actividade, organizada pelo SDERE [Secretariado Diocesano do Ensino Religioso nas Escolas] de Aveiro e pelas Escolas de Anadia, decorreu na cidade, durante todo o dia de sexta-feira, 23 de Abril.
O ponto de encontro foi no anfiteatro do Vale Santo, demasiado pequeno para tantos participantes, de cerca de 35 escolas da Diocese de Aveiro.
Ao longo de mais de uma hora foram chegando dezenas de autocarros, embora alguns alunos até se tenham deslocado de comboio, para não perderem a hipótese de participar.
Houve vários momentos de animação, com destaque para uma encenação /dança apresentada por uma escola secundária de Aveiro, mas também alguns discursos. Usou da palavra o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, que mostrou o seu regozijo pela presença de tanta juventude. Realçou a alegria com que Anadia recebeu de braços abertos todos aqueles que encararam este como um dia diferente nas suas vidas. Também o Bispo de Aveiro, D. António Francisco, discursou em torno do tema deste Encontro, que era: Educação Moral e Religiosa Católica diz: Quero ser Feliz! Enalteceu, assim, a importância desta disciplina como mais um caminho na busca da Felicidade por cada um dos jovens presentes.
Também foi destacada a colaboração de todos aqueles que, nada tendo a ver com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, deram o seu contributo, por exemplo colaborando no acompanhamento aos alunos, tanto professores como pessoal não docente.
Antes das 12 h iniciou-se o desfile pelas ruas de Anadia, até aos espaços exteriores do complexo desportivo, onde as actividades foram iniciadas com um gigantesco cordão humano, juntando cerca de 7000 mãos.
No fim todos foram presenteados por uma largada de pombos, carregada de simbolismo, ou não fosse essa ave o símbolo da paz.
Por volta das 12h30 era tempo de um merecido almoço, ao qual se seguiu uma enorme série de actividades. Quase todas as escolas presentearam os restantes com uma actuação. Música, dança, teatro, mas acima de tudo convívio fraterno, que deixou em todos os participantes duas certezas: a de quererem continuar a frequentar a disciplina no futuro e a de desejarem que o próximo Encontro fosse já “amanhã”.

Rui Godinho