Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia recebe 1400 alunos na Final do Desporto Escolar

São 1400, os alunos, provenientes de vários pontos do país que, no final-de-semana de 21, 22 e 23 de Maio, vão disputar, em Anadia, Mealhada e Albergaria-a-Velha, o primeiro momento do Campeonato Nacional do Desporto Escolar 2010.
O segundo momento terá lugar no final-de-semana seguinte (28, 29 e 30) nos concelhos de Oliveira do Bairro, Águeda e Albergaria-a-Velha.
A apresentação do primeiro momento teve lugar na última quinta-feira, na Câmara Municipal de Anadia.
Embora o Campeonato Nacional do Desporto Escolar tenha um total de 17 modalidades, no primeiro momento serão 10 (andebol, basquetebol, futsal, atletismo, voleibol, rugby, badminton, boccia, natação, golfe) as que vão estar em disputa por alunos entre os 13 e os 16 anos.
No fim-de-semana seguinte serão sete as modalidades (actividade rítmica/expressiva, canoagem, ténis, ténis de mesa, orientação, xadrez, desportos gímnicos) em que os alunos vão competir.

Autarquias bem apetrechadas. Na oportunidade, o autarca de Anadia, Litério Marques, destacou a importância do evento, bem como o facto de terem sido escolhidas autarquias com infra-estruturas e equipamentos capazes de receber um evento desta envergadura. Opinião semelhante foi partilhada por Luís Simões, da Câmara da Mealhada, que destacou o facto dos municípios envolvidos terem instalações desportivas de grande qualidade. Este responsável destacou ainda que a Câmara da Mealhada esteja a apostar fortemente no desporto em contexto escolar, quer para crianças do 1.º CEB, quer para as que frequentam o ensino Pré-escolar. Não deixaria de recordar aos presentes que é apenas através do desporto escolar que muitas crianças e jovens têm acesso ao desporto nas escolas, revelando o quanto é fundamental o desporto escolar e as acções das autarquias neste âmbito.
Licínio Pimenta, vereador da Câmara de Albergaria-a-Velha, vai mais longe ao dizer que a distribuição destas acções por concelhos vizinhos cria dinâmica e desenvolvimento, saindo todos os concelhos valorizados, sublinhando ainda o facto das autarquias dinamizarem e promoverem no seu dia-a-dia as áreas da educação e do desporto, áreas que se cruzam.

Melhores cidadãos. Fernando Mendonça, do Governo Civil de Aveiro, também reconheceria que o distrito tem capacidades físicas e infra-estruturas para receber grandes eventos desportivos, assim como grande capacidade organizativa.
“É bom unir o desporto e a educação para termos mais e melhores cidadãos, pois o foco principal na Educação são as crianças”, diria.

A vertente da inclusão. Helena Libório, da DREC, destacaria a importância do desporto escolar como um programa da maior relevância no sistema educativo.
A directora da DREC reconheceu ainda que o desporto escolar tem uma vertente de inclusão social que não se pode esquecer já que muitas crianças e jovens só têm hipóteses de praticar desporto na escola.
Uma actividade que pode contribuir para o crescimento salutar dos jovens e consequente sucesso escolar, que é a grande missão da escola.
O evento é organizado pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), equipas de apoio escolar de Aveiro e Estarreja e Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha, Anadia, Mealhada e Governo Civil de Aveiro.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt