Assinar
Anadia // Bairrada  

Freguesia da Moita geminada com Bordéres sur l’Echez

A freguesia da Moita, no concelho de Anadia, está, desde a última sexta-feira, geminada com a localidade francesa de Bordéres sur l’Echez.
A cerimónia de assinatura do juramento de geminação teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho de Anadia e contou com a presença de várias “testemunhas”, nomeadamente do autarca da Moita, António Guilherme Andrade e Cristian Paul, presidente da Câmara Municipal de Bordéres sur l’Echez , vereadores e equipas de rugby que, no último fim-de-semana, participaram no Torneio de Veteranos, promovido pelo Moita Rugby Clube da Bairrada.

Melhor conhecimento mútuo. Na realidade a formalização da geminação acaba por ser a consolidação de laços estabelecidos entre as duas comunidades que partilham o gosto pelo rugby. E, tratando-se de duas comunidades com uma história milenar, a união agora firmada visa não só estreitar laços, mas também responder aos anseios e necessidades reais das populações.
Para além da defesa dos valores e ideais humanistas, a geminação vai mais longe visando o intercâmbio entre as partes a vários níveis (cultura, desporto, lazer, educação).
No documento assinado é ainda mencionado a vontade de manter contacto permanente entre as autarquias, privilegiando e estimulando a geminação, em todos os domínios, estabelecendo intercâmbios para maior e melhor conhecimento mútuo.
Na oportunidade, o autarca Cristian Paul mostrou-se bastante satisfeito com a sua deslocação a Anadia que, segundo revelou, lhe permitiu conhecer um país e região que não conhecia, estando a geminação com a Moita no seguimento de uma outra com uma localidade espanhola.
O autarca francês falaria ainda o peso do rugby na concretização deste acontecimento. A terminar deixaria um desafio no sentido da geminação estreitar laços já em Agosto, durante as festas de Bordéres sur l’Echez, com a deslocação dos bairradinos àquele município francês. “Que esta geminação seja profícua para ambas as cidades e que ambas encontrem as boas coisas que cada uma tem para oferecer”, diria.
Por seu turno, António Guilherme Andrade considerou que “a geminação responde às aspirações das populações aos mais diferentes níveis e interesses”. Simultaneamente “irá ajudar a fortalecer verdadeiros sentimentos de fraternidade, indispensáveis ao progresso e à paz do grande espaço que é a União Europeia”, acrescentaria.
A terminar, Teresa de Belém Cardoso, vice-presidente da autarquia anadiense não deixaria de evidenciar a disponibilidade da Câmara Municipal no apoio e dinamização destas acções que servem para consolidar laços e aproximar populações.
Aproveitando a oportunidade reconheceu o valor do Moita Rugby Clube da Bairrada que, graças ao trabalho desenvolvido ao longo de anos, alcançou um estatuto invejável, sendo esta geminação a prova viva de que “vão continuar a alargar horizontes”.

De tradutor a presidente. Carlos Francisco, presidente do clube rugby francês Aspinineos, foi responsável por fazer a “ponte”, ou melhor dizendo a tradução da cerimónia. Filho de emigrantes, radicado em França desde os três anos de idade, ajudou a conduzir a cerimónia, sublinhando a importância da modalidade na união entre localidades de países diferentes. “Espero fazer o meu melhor para que esta geminação seja cada vez mais sólida, por forma a ir mais longe”, disse, acreditando que o juramento firmado chegue a todas as associações do concelho, pois entende que é a riqueza da diversidade que permite que se aprenda uns com os outros.
“A geminação será uma partilha de conhecimentos e experiências”, concluiria.

Catarina Cerca