Assinar
Aveiro // Região  

Primeira licenciatura da UA leccionada à distância arranca em Setembro

No ano lectivo de 2010/2011 arranca a primeira licenciatura leccionada em regime de ensino a distância na Universidade de Aveiro. A Licenciatura em Contabilidade será ministrada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA (ISCA-UA) e apresenta o mesmo plano curricular da licenciatura leccionada em regime tradicional.

O ensino a distância destina-se, prioritariamente, a pessoas com limitações de acesso ao campus, devido à localização, aos custos envolvidos e/ou a constrangimentos de ordem pessoal e profissional. A sua mobilidade far-se-á, desta forma, por via virtual, pelo que os alunos deverão dispor de um computador e acesso seguro e estável à internet. A partir daí poderão utilizar os programas considerados necessários ao seu estudo, que serão obtidos gratuitamente, permitindo assim, que o mesmo seja feito quando e onde quiser.

O acesso a esta licenciatura é feito pela via normal da candidatura ao ensino superior ou através dos regimes especiais, ainda que neste ano lectivo só seja leccionado o primeiro ano do plano curricular do curso. A avaliação será, em princípio, contínua e à distância, regendo-se pelo «Regulamento de Estudos» em vigor na Universidade de Aveiro. No entanto, haverá, obrigatoriamente, pelo menos uma avaliação presencial em cada unidade curricular.

Aos alunos será atribuída uma conta de e-mail e uma palavra-passe para poderem ter acesso à plataforma «moodle», onde serão disponibilizados os materiais de estudo. Um tutor acompanhará diariamente os alunos, das 19h00 às 21h00, através desta plataforma, respondendo a questões ou direccionando-as para o docente respectivo. Haverá, igualmente, fóruns de discussão para permitir o contacto entre os alunos, o tutor e os docentes e o esclarecimento de dúvidas. Quinzenalmente, os docentes estarão ao dispor dos alunos via «skype» para os esclarecimentos necessários. Algumas aulas serão pré-gravadas e disponibilizadas para consulta.

Para além deste curso, o ISCA-UA ministra licenciaturas em Marketing, Finanças (em regimes diurno e pós-laboral) e Contabilidade (diurno e pós-laboral). Mais informações poderão ser obtidas no «Guia do estudante a distância» disponível, no início do mês de Setembro, na página do ISCA-UA (http://www.ua.pt/isca/).