Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Ecos de Oliveira do Bairro na Câmara Municipal

A exposição “Ecos de Oliveira do Bairro – a memória, o presente o futuro” vai estar patente de 11 a 30 de Setembro na sala de exposições da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Da responsabilidade da Associação Acorde Verde, a exposição segundo, Nelson Barata, pretende falar de Oliveira do Bairro, valorizar o trabalho, o civismo e o altruísmo e acima de tudo retratar Oliveira do Bairro, as suas gentes e memórias, através de trabalhos artísticos dos seus naturais.

Nelson Barata diz que se pretende dar a conhecer alguns artistas naturais, residentes ou com actividade profissional em Oliveira do Bairro e das potencialidades que despertam na ESOB.

Explica que “os trabalhos expostos reproduzem, genericamente, traçados e imagens antigas de gerações de Oliveirenses marcadas nos seus traços pelo trabalho árduo da terra”.

“Nesta exposição recorda-se, a título de exemplo: a Estação dos Caminho-de-Ferro, grande centro de recepção e expedição que servia vários concelhos; lembra-se a casa do Professor Carvalho, uma das edificações cuja arquitectura é conhecida no país; o extraordinário esforço das populações que ergueram Igrejas e capelas ou até recordar figuras de naturais ainda no coração dos oliveirenses”, explica.

Fazem parte da exposição 34 obras, da autoria dos seguintes artistas; Branca Maria Ósorio da Silvas Santos, Carlinda Martins dos Santos, Carlos Miguel Vasconcelos Lebre, Clara Filomena Reis Costa, Joaquim Ferreira Veloso, José Alberto Menezes, Maria Suzete Fonseca Santos Alves e Virgílio Adriano Santos Metrogos. Da Escola Secundária de Oliveira do Bairro: Conceição Ferreira, Carlolina Tavares, Fábio Pereira, Iolanda Aleixo, Rafael Verdade e Ricardo Vieira.