Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Mário Lúcio Sousa recebe Prémio Literário Carlos de Oliveira

O município de Cantanhede vai proceder à entrega do Prémio Literário Carlos de Oliveira, em cerimónia pública a realizar no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no próximo dia 9 de Outubro, às 21h45.
“O Novíssimo Testamento”, do escritor cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, foi a obra vencedora da segunda edição do concurso promovido pela Câmara de Cantanhede para estimular a criação literária e, simultaneamente, homenagear um dos grandes vultos da literatura portuguesa do século XX.
Na sessão de entrega do prémio será feita a apresentação editorial de “O Novíssimo Testamento”, cujo autor, considerado um grande embaixador cultural de Cabo Verde, executará vário temas musicais, alguns dos quais originais da sua autoria.
O valor do Prémio Literário Carlos de Oliveira é de 5 mil euros, verba totalmente suportada pelo município de Cantanhede, tendo ficado também assegurada a publicação da obra com o apoio da autarquia, o que entretanto já aconteceu através da Leia Editora.
O título vencedor, recorde-se, foi anunciado publicamente em Outubro de 2009 e o prémio vai agora ser formalmente entregue depois de terem sido cumpridas as diligências necessárias para a edição do livro.
Nos termos do regulamento, integraram o júri Pedro António Vaz Cardoso, vereador da Cultura, em representação do Presidente da Câmara de Cantanhede, António Apolinário Lourenço, indicado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Osvaldo Silvestre, designado por Ângela de Oliveira (viúva de Carlos de Oliveira), Arsénio Mota, personalidade do meio literário convidado e vencedor da primeira edição do prémio, bem como Cristóvão de Aguiar, representante da Associação Portuguesa de Escritores.
Das 67 obras concorrentes à segunda edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira, foram ainda distinguidas com menções honrosas Rendição e Trevas, de Nuno de Figueiredo, escritor de Coimbra, que utilizou o pseudónimo Urbano Soares, e Ao Compasso da Noite, de Ricardo Augusto Sanguinho de Jesus, escritor de Lisboa, que concorreu com o pseudónimo Chico Marraquexe.