Assinar


Aveiro // Região  

Hospital de Aveiro poupou um 1,8 milhões de euros em dois anos

O Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, poupou nos últimos dois anos 1,8 milhões de euros nos contratos de fornecimentos e serviços, anunciou ontem a administração hospitalar.

“Estes ganhos só foram alcançados porque os actuais fornecedores entenderam o nosso repto e, dando um voto claro de confiança, aceitaram reduzir preços, mantendo e em alguns casos até melhorando a qualidade dos bens e serviços prestados”, disse o administrador do Hospital de Aveiro, Luís Coelho.

A área dos Sistemas de Informação, que inclui aplicações informáticas, parque de impressão, cópia e fax, comunicações e data center, foi onde mais se sentiu a redução de custos, com uma diminuição na ordem dos 53,72 por cento.

Ao nível dos chamados Serviços Hoteleiros (contratos de alimentação, limpeza, segurança, tratamento de roupa ou tratamento de resíduos), a poupança fixou-se nos 10,27 por cento.

Na área das Instalações e Equipamentos (manutenções e aquisição das instalações e equipamentos) a redução de custos foi na ordem dos 17,42 por cento.

A parcela destinada a pagamentos de serviços médicos também inflectiu caminho, tendo baixado cerca de 11,61 por cento.

Segundo a administração hospitalar, o dinheiro poupado foi aplicado em obras de beneficiação da estrutura hospitalar, incluindo a remodelação de todos os espaços comuns e de todos os quartos de banho das consultas e enfermarias e a substituição de todas as camas articuladas manuais por camas articuladas eléctricas.