Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Propostas de Natal no distrito de Aveiro

Entre patinar numa pista de gelo, visitar o parque temático Terra dos Sonhos, ou assistir a um concerto com o mais famoso grupo de gospel norte-americano são muitas as propostas de animação nesta quadra natalícia, no distrito de Aveiro.

Uma das principais atracções deste período festivo é a pista de gelo com 200 metros quadrados instalada no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, que se encontra aberta todos os dias de manhã à noite, convidando a um momento de grande diversão.

O equipamento faz parte do programa de animação promovido pela autarquia em colaboração com várias associações do concelho, que decorre até 6 de Janeiro (Dia de Reis).

Uma exposição de presépios artesanais com trabalhos de 14 artesãos de todo o país, de 11 de Dezembro a 9 de Janeiro, na galeria do edifício da antiga Capitania, e o Concerto Coral de Natal na Sé de Aveiro, no dia 16 de Dezembro, são outros dos pontos altos do programa.

A Passagem do Ano será celebrada no Rossio, com animação musical e fogo de artifício e, no dia 01 de Janeiro, a Orquestra Filarmonia das Beiras e Paulo de Carvalho apresentam o Concerto de Ano Novo no Teatro Aveirense.

Em Ílhavo, a quadra é assinalada com o Concerto de Natal, no dia 18, com os Harlem Gospel Choir, o mais famoso grupo de gospel norte-americano.

No município de Estarreja, a autarquia resolveu dar um exemplo sustentável de cidadania, disponibilizando aos munícipes pequenas Árvores de Natal, provenientes do desbaste de pinheiros no Eco-Parque Empresarial.

No final das festividades, os munícipes podem devolver as árvores para serem trituradas e conduzidas para compostagem, a fim de evitar a sua colocação nos contentores de lixo doméstico.

Durante esta quadra, o pavilhão municipal da cidade recebe a maior exposição de construções da Lego realizada em Portugal, com uma área de 400 metros quadrados, e que promete fazer as delicias de miúdos a graúdos.

Os visitantes terão a oportunidade de contemplar várias criações e cenários, entre cidades, comboios e estações, aviões e aeroportos e alguns conjuntos temáticos.

Em Oliveira do Bairro e Anadia, dez Pais Natal “invadem” as ruas das duas cidades, entregando brindes aos transeuntes, numa iniciativa da Associação Comercial e Industrial da Bairrada que promove ainda um sorteio para os clientes do comércio tradicional e um concurso de montras.

Outro dos destaques será o presépio vivo que vai acontecer no dia 18, em Anadia, e 19, em Oliveira do Bairro, e que irá recriar o nascimento de Jesus.

Mais a norte, em Santa Maria da Feira a iniciativa que movimenta mais visitantes é o parque temático “Terra dos Sonhos”, que reúne em 30 mil metros quadrados diversos cenários e animações relacionadas com a quadra natalícia.

O acesso ao parque obriga à aquisição de bilhete, mas entrada gratuita há no presépio da empresa Cavalinho, que, apontado por esse fabricante de carteiras como “o maior do mundo”, lembra uma cascata sanjoanina em 600 metros quadrados.

Em Espinho, o destaque é a iniciativa “Acampar no Planetário”, que, especialmente dedicada ao Natal, vai reunir sob a abóbada do planetário do Centro Multimeios tendas, sacos-camas e conceitos de astronomia.

O centro de Oliveira de Azeméis decora-se com a “Casa do Pai Natal” e com um comboio que, todos os dias, espalha pela cidade o espírito da época.

Vale de Cambra, por sua vez, aposta no circo para as escolas primárias, numa exposição de presépios no Museu Municipal de Macieira de Cambra e numa arruada que dia 19 vai percorrer o centro da cidade.

O município de Castelo de Paiva assinala a quadra com uma série de concertos, o de Arouca também opta pela música, mas acrescenta-lhe teatro e uma mostra de árvores de Natal, e a Câmara de Ovar concentra-se nas actividades a realizar na tenda com insufláveis instalada em frente à biblioteca.

O programa de S. João da Madeira é composto por vários concertos, teatro e espectáculos de dança, sempre na Praça Luís Ribeiro, onde está a decorrer também uma feira de Natal.