Assinar
Anadia // Bairrada  

A.C. Bairrada no Luxemburgo entrega donativo na Madeira

A Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo (ACBL), à semelhança do que vem fazendo há vários anos, acaba de ajudar mais uma família, desta feita na ilha da Madeira. Na última semana, Rogério Oliveira, presidente da associação, deslocou-se à Madeira para conhecer a família Gonçalves, agora residente em Santo Amaro, mas natural do Pico do Cardo, local onde residiam antes da tragédia.
Com o passar dos meses, a família Gonçalves conseguiu recomeçar a vida, substituindo roupas, o carro perdido no temporal, sendo muito mais difícil equipar o apartamento onde agora residem, cedido pela Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM). O contributo da Associação Cultural da Bairrada, no Luxemburgo (ACBL) veio tornar essa tarefa mais fácil. Esta é, de resto, a primeira família a ser ajudada pela ACBL na Ilha da Madeira, uma vez que no continente, são já muitos os agregados familiares apoiados por esta associação.
A ajuda à família Gonçalves deve-se às diligências de uma sobrinha. “Tinha ouvido falar nesta associação, pelo que escrevi ao cônsul português no Luxemburgo para pedir o número de telefone”, recorda Cláudia Gomes, sobrinha de Lucinda Gonçalves. Foi o próprio consulado quem informou Rogério de Oliveira que, prontamente, cedeu ajuda financeira para a família desalojada equipar a nova habitação.
“Fizemos um orçamento do que era preciso, desde móveis a electrodomésticos, e enviámos à Associação no Luxemburgo que rapidamente nos ajudou”, recorda Cláudia Gomes.
Para Rogério Oliveira, há poucas sensações tão boas quanto a de ajudar quem precisa. Radicado há longos anos no Luxemburgo, Rogério Oliveira é bem conhecido na região da Bairrada e ao meritório trabalho desenvolvido pela ACBL tem sido possível responder afirmativamente a muitos pedidos de ajuda e apelos desesperados.
A Associação, maioritariamente composta por portugueses, tem vindo a angariar fundos através de jantares e outros eventos de cariz social. Apoios que são usados na resposta a solicitações nas mais diversas áreas, por forma a responder às necessidades dos mais carenciados.