Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Investir na formação de adultos é importante



O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Anadia (ESA) entregou, na última sexta-feira,150 dos 222 diplomas aos adultos certificados no ensino básico e secundário (6.º, 9.º e 12.º anos), entre os anos de 2009 e 2010.
O palco desta segunda cerimónia de entrega de diplomas foi o Cineteatro de Anadia que se encheu de familiares e amigos dos formandos e de uma mesa de honra que integrou Dino Rasga, director do Centro Novas Oportunidades (CNO) da ESA, Luís Santos, director da CAR da Escola Secundária de Anadia, Rosa Tomás, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Anadia, Ana Mónica, representante da DREC e o orador convidado, Luís Alcoforado, que falou da importância da formação de adultos. “Este momento é o corolário do investimento e o reconhecimento social do trabalho realizado”, disse, defendendo que é necessário investir fortemente na educação de adultos “que têm um conjunto de saberes e competências que foram adquirindo ao longo da vida, que é preciso ter em conta e reconhecer”.
À plateia disse ser este reconhecimento “um exercício da mais elementar justiça”, fazendo votos que o certificado “mexa, desde já, com as suas vidas”.
Também Luís Santos falou da importância da formação que é, sem dúvida, “uma oportunidade muito importante para as pessoas que estão, em algum momento da sua vida, numa encruzilhada e precisam de mais formação”. E, sendo a qualificação um dos grandes problemas do país, esta é uma forma de conseguir essa formação, tendo como fim melhorar a qualificação académica e consequentemente as condições de vida e de empregabilidade.
“Quanto mais formação, mais facilmente se chega a um melhor emprego”, conclui Luís Santos, reconhecendo que a maioria das empresas, hoje, exige o 12.º ano. E é o 12.º ano a grande meta de parte dos formandos, embora o Centro tenha formado muitas pessoas ao nível do 6.º e 9.º anos de escolaridade.
Na oportunidade, Dino Rasga diria que o CNO qualifica adultos que, por vários motivos, não completaram os ciclos de estudos. “Adultos que encontraram na sua actividade profissional e familiar espaço para continuar a fazer a sua formação”, realçando ainda que estas certificações são “fruto de uma equipa multidisciplinar que constitui o CNO de Anadia, liderado pelo professor José Neves”.
Também Ana Mónica, da DREC, falaria do trabalho árduo realizado no CNO, “um trabalho importante, de sucesso e que tem de ser reconhecido”. Aos formandos apresentou parabéns por voltarem à escola e por “aproveitarem esta nova oportunidade, incrementando o seu património académico”. Aos formandos deixaria um apelo para que continuem os estudos para a obtenção de mais conhecimento.
Já Rosa Maria Tomás destacou a importância de uma cerimónia marcante para os formandos, na medida em que muda o mundo destes, para melhor.
Manuel Augusto Álvaro, aluno do CNO, falou das exigências, cada vez maiores do mercado de trabalho, que levam os adultos a voltar à escola, mas também os benefícios dessa formação que podem levar a uma melhor e mais promissora carreira profissional, mas também à possibilidade de continuarem na vida académica.
Pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) da ESA, que existe desde Setembro de 2008, já passaram 1500 pessoas. Funciona em horário pós-laboral e o formando obtém uma qualificação geral.

Catarina Cerca