A Universidade de Aveiro (UA) apresentou hoje um novo sistema para disponibilização de certidões permanentes online, que vai permitir acabar com os cerca de 40.000 certificados de habilitações emitidos por ano na instituição.

O novo sistema, que surge no âmbito do programa Simplex, permite que a partir de agora os estudantes e antigos estudantes da UA possam requerer e obter por via eletrónica certidões académicas de forma mais simples, mais rápida e a custos reduzidos, sem necessidade de deslocações e autenticações.

Segundo a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e com a resolução de “coisas simples como esta, mas que incomodam muita gente, que se tem feito este programa de simplificação”.

Além do tempo que se poupa para emitir estes certificados, a governante realça também “o custo dos arquivos” que se deixam de ter, quer na UA, quer nos destinos onde o papel ali emitido era entregue.

Numa primeira fase, estarão disponíveis certificados de habilitações, certidões de matrícula e de aproveitamento, mas a breve prazo será possível estender este serviço a todas as certidões emitidas em papel.

O certificado permanente de habilitações está disponível em Português e em Inglês, é 50 por cento mais barato que o certificado em papel e permite consultas ilimitadas, através da Internet, durante o prazo de um ano.

Um aluno ou antigo aluno que pretenda um certificado, solicita-o à universidade e esta faculta-lhe um código de acesso para poder aceder ao documento no portal da Universidade de Aveiro.

Sempre que seja necessário comprovar as habilitações universitárias, perante qualquer entidade pública ou privada, bastará que o interessado entregue o código de acesso ao seu certificado de habilitações, o que dispensa a entrega do mesmo em formato de papel.

Com esta medida estimam-se poupanças relevantes, para os serviços, que deixam de emitir cerca de 40.000 certificados de habilitações por ano, e para os estudantes, que além das deslocações aos serviços académicos deixam de ter de fazer e pagar cópias autenticadas.