Assinar
Anadia // Bairrada  

Casa Museu da Pedralva precisa de obras

O restauro da Casa Museu do Grupo Folclórico da Pedralva atinge os 20 mil euros.
Considerada urgente, pelo presidente do Grupo Folclórico, Licínio Coelho, a obra já começou, apesar dos parcos recursos financeiros. Por isso, a direcção do Grupo Folclórico faz um apelo à colaboração da Câmara Municipal de Anadia, na preservação e manutenção de um património que Licínio Coelho diz ser do concelho, para além de ser visitado por muitos grupos de fora da região.
A obra, de acordo com Licínio Coelho, visa restaurar a sede do Grupo e a Casa Museu. “Trata-se de uma casa com cerca de 100 anos e as paredes antigas, em adobos, exigem restauros e manutenções, pois deterioram-se facilmente”, destacou.
O restauro implica picar, rebocar e pintar todo o interior como exterior do imóvel. No entanto, a direcção pretende ainda recuperar a adega, sobrados da casa, a atafona mas também implantar – a obra já está em curso – uma forja antiga que foi recuperada. “As peças da forja, que pertenceu a Arnaldo Coelho, já estão na posse do Grupo. Foram-nos doadas por sua neta Isabel Coelho, radicada nos EUA”, adiantou Licínio Coelho, avançando que na Pedralva existiram, no passado, vários ferreiros e que é intenção do Grupo preservar esta profissão extinta no lugar.
Por outro lado, o Grupo está determinado em reorganizar o seu Museu. Embora vá ficar instalado no mesmo local, o Grupo procede, neste momento, à catalogação de todo o espólio (arte sacra, vestuário, louças e porcelanas, alfaias agrícolas) com a ajuda de Horário Branco, desde há muito amigo do Grupo e especialista nesta área do restauro e preservação de peças antigas. Uma grande empreitada e caminho que este grupo, com 36 anos de história, está determinado a percorrer, por forma a poder ter, num futuro próximo, a Casa Museu aberta ao público, quem sabe, integrada numa das muitas Rotas turísticas existentes na região. Nestes primeiros passos têm contado com a colaboração da JF de S. Lourenço do Bairro. O objectivo é concluir os trabalhos até à data do Festival anual do Grupo, que se realiza a 30 de Julho.

CC