Assinar
Bairrada // Mealhada  

Feira de Artesanato e Gastronomia animou Mealhada

O centro da Mealhada voltou a encher-se de cores e sabores, com a 13.ª Feira de Artesanato e Gastronomia do município, entre 8 e 12 de Junho.
Este ano, a feira contou com algumas novidades e a aposta da organização foi certeira. O certame realizou-se em apenas quatro dias, a disposição do espaço sofreu alterações, as tasquinhas ganharam mais lugares para refeições e apostou-se num programa de animação mais atractivo, com nomes conhecidos do panorama musical português, como Tucanas, Dazkarieh e Anita Guerreiro. “A aposta foi ganha. Tivemos um fim-de-semana prolongado sem espaços vazios. A adesão foi enorme, quer na visita aos expositores, nos espectáculos musicais, como nas tasquinhas”, sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Pinheiro.
Presentes estiveram cerca de 40 expositores a trabalhar ao vivo, em áreas tão diversas como a escultura em barro e madeira, tapeçaria, cestaria, bordados, calçado, tecelagem e bonecas de trapos. Pastéis de Tentúgal, bolacha americana, pão com chouriço, gelados, algodão doce e, claro, a água, o pão, o vinho e o leitão também tiveram direito a stand próprio.
A abertura do certame contou, entre outras personalidades, com a presença do autarca, Carlos Cabral, do director Regional de Economia do Centro, Armando França, do Governador Civil de Aveiro, José Mota. “É de enaltecer quem tem a ousadia, nos tempos que correm, de realizar uma feira como esta. Este certame permite aos artesãos ganharem a sua vida e permite às pessoas, aos visitantes, encontrarem produtos de qualidade e ganharem bons hábitos de consumo”, afirmou o Governador Civil de Aveiro.
“Iniciativas deste tipo são muito importantes para animar e estimular a economia local”, concordou o director Regional de Economia do Centro, Armando França.
“Com esta diminuição do número de dias, pretendemos reduzir em 20% as despesas gerais que temos com a feira. Isto, claro, sem prejuízo da qualidade. Este ano, até decidimos apostar um pouco mais no programa de animação”, afirmou o presidente da Câmara, Carlos Cabral. “Alguns participantes gostariam que a feira se realizasse durante mais dias, mas outros preferem assim. Decidimos aproveitar o fim-de-semana prolongado e poupar com isto entre 15 a 20% do custo global do evento”, acrescentou Carlos Cabral.