Assinar
Anadia // Bairrada  

Três meses de animação na Curia

O investimento é de seis mil euros e vai trazer à estância termal da Curia, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, diversos estilos musicais.
Designada por “Domingos Temáticos na Curia”, a animação de Verão, que decorre de 3 de Julho a 25 de Setembro, promete agitar o Largo Dr. Luís Navega, localizado no centro da Curia, entre as 17 e as 19h.
São 13 domingos (Julho, Agosto e Setembro), com 13 grupos, variados estilos musicais – pop, música clássica, folclore, jazz, animação de rua, música popular – que visam contribuir para a fixação de turistas na estância termal durante os meses de Verão.
O programa foi apresentado no passado dia 1 de Julho, na Câmara Municipal de Anadia.
Na oportunidade, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, realçaria que “é preciso criar condições que levem os turistas a ficar mais tempo, a fixarem-se mais dias na Curia”. A animação poderá ser um meio para atingir esse objectivo. Por outro lado, a Turismo Centro de Portugal quer ainda ajudar a dinamizar, promover e divulgar a gastronomia e os vinhos da Bairrada, induzindo os turistas e visitantes da Curia para estes outros produtos, não deixando de fazer uma chamada de atenção para o património cultural existente na região. Pedro Machado reconheceu que o investimento é “ainda modesto, mas consistente”. A terminar, destacou uma reunião a realizar com os empresários da Curia com vista a reestruturar a ambição turística na Curia: “vamos desafiar os empresários para uma dimensão maior”.
Por seu turno, o autarca Litério Marques admitiu que a proposta de animação vem responder a uma necessidade e que irá, com certeza, contribuir para que mais gente venha à Curia nos meses de Verão, até porque oferece uma grande variedade de estilos musicais.
Contudo, lamentou que o investimento realizado pela Turismo Centro de Portugal fique ainda aquém do desejado, até porque entende que a Curia deveria abarcar anualmente um grande evento cultural.
“A Curia já o teve no passado e constituíram uma fonte de divulgação que a tornou conhecida a nível nacional”, deixando a Pedro Machado o desafio de que o município “quer algo mais que ponha a Curia no mapa turístico”.
O edil referiu ainda ao autarca de Tamengos, Óscar Ventura, que caberá à Junta verificar a sua funcionalidade e se os objectivos são ou não atingidos.
A animação resulta de uma parceria entre o Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal de Anadia e a Junta de Freguesia de Tamengos e os empresários locais.

Catarina Cerca