Assinar
Anadia // Bairrada  

Ministro da Educação inaugura Centro Escolar de Arcos

Nuno Crato, ministro da Educação preside esta quinta-feira, 22, à tarde, à inauguração do Centro Escolar de Arcos a funcionar desde Março deste ano.
O titular da pasta da Educação desloca-se a Anadia para inaugurar, pelas 15h30, este novo equipamento orçado em cerca de 3 milhões de euros.
Localizado no Montouro, perto da Biblioteca Municipal e do Centro de Saúde, este equipamento escolar – o primeiro pólo a ser construído no concelho de Anadia – goza portanto de uma localização privilegiada.
Presentemente, é frequentado por mais de 250 alunos e veio dar cobertura à freguesia de Arcos e à localidade da Póvoa do Pereiro, pertencente à freguesia da Moita, substituindo as actuais Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Anadia, Alféloas, Famalicão e Póvoa do Pereiro e o Jardim-de-Infância de Famalicão.
O projecto, da autoria do arquitecto Nuno Rosmaninho, permitiu a edificação de uma construção com dois pisos em torno de um recreio exterior central.
Tendo em especial atenção a orientação solar, especialmente das salas de aulas e dos espaços de maior permanência dos alunos, o Centro Escolar de Arcos integra várias salas de aulas, biblioteca, sala polivalente/refeitório, gabinete de trabalho de professores/educadores e gabinete de atendimento. As salas de aulas possuem uma banca de trabalho com lavatório, podendo estes espaços serem utilizados para educação plástica, enquanto que os espaços sociais são constituídos pela sala de professores, átrios e circulações.
De referir ainda que, neste moderno equipamento escolar, as actividades físicas e desportivas são realizadas numa sala interior ampla, servida por balneários.
O edifício concebido sem barreiras que impeçam a sua utilização por pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente as que se desloquem em cadeiras de rodas, possui elevador para o efeito.

Catarina Cerca