A Amper – Associação dos Amigos de Perrães hasteou, pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Eco-Escolas, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
No âmbito do projecto Eco-Escolas, a Amper aderiu, no ano lectivo anterior, à campanha de solidariedade “tampinha só com garrafinha”, promovida pela ERSUC, com o objectivo de recolher uma tonelada de garrafas espalmadas. Até Julho deste ano, a Amper entregou uma tonelada de garrafas de plástico e, entre Setembro e Dezembro, já angariou outra tonelada e quatro “big bags” de garrafas de plástico. Por cada tonelada, a ERSUC disponibiliza o valor de 200 euros para adquirir ajudas técnicas. Por via disso, a instituição de Perrães já adquiriu uma cadeira de rodas, um andarilho, uma cadeira sanitária e uma mesa de comer no leito.
“Este projecto é desenvolvido pelo Pré-Escolar, com o apoio fundamental dos pais das nossas crianças”, explica a JB Amélia Monteiro, educadora de infância e coordenadora do projecto. “No ano passado, participámos no projecto que a ABAE lançou às escolas – «O Natal é amarelo» e conseguimos reunir tetra pack’s, através dos quais fizemos a árvore de Natal; este ano, realizámos uma exposição de bonecos de neve, feitos pelos pais com material reciclável”, entre outras actividades, acrescenta Amélia Monteiro, adiantando ainda que, no presente ano lectivo, está em curso uma “Horta Biológica”.
As boas práticas ambientais são uma preocupação constante da Amper. E a bandeira agora hasteada acaba por ser um reconhecimento disso mesmo. “Para mim, significa ter algo a dar às crianças, para ficarem com uma visão de que o ambiente é importante e que temos de tratar bem dele. Para a instituição, significa reconhecimento de boas práticas para a educação ambiental e também acaba por ser um estímulo para os pais”, frisa a educadora.
Neste momento, decorre também na Amper uma recolha de material eléctrico, que reverterá para os Bombeiros de Oliveira do Bairro, no âmbito do projecto “Quartel Electrão”.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt