Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Reforma autárquica discutida em AM extraordinária, no dia 31

A reforma autárquica será discutida em Assembleia Municipal no próximo dia 31 de janeiro, pelas 14h30, nos Paços do Concelho, em Anadia.
Embora o dia 31 de janeiro seja o último dia para a discussão pública do Documento Verde da Reforma da Administração Local, a Assembleia Municipal de Anadia vai reunir para elaborar o documento final que irá ser enviado para Lisboa, a propósito desta polémica reforma, tendo também Luís Santos, presidente da Assembleia Municipal de Anadia reunido, na última segunda-feira, com todos os autarcas do concelho por causa deste processo.
Na última semana, mais três freguesias (Ancas, Moita e S.Lourenço do Bairro) tomaram, em Assembleias de Freguesia, posição sobre a pretendida Reforma da Administração Local.
Na freguesia da Moita, a assembleia de freguesia reuniu na última sexta-feira, dia 13, decidindo não aceitar ou equacionar qualquer tipo de agregação. Ao recusar qualquer fusão, colocam no Poder Central a responsabilidade dessa decisão, deixando a Lisboa o ónus de uma eventual agregação que, a concretizar-se, será forçada e contra a vontade desta freguesia.
Na assembleia de freguesia de Ancas, realizada no passado dia 10, a população presente manifestou-se conta a fusão com outras freguesias. Os membros da Assembleia de Freguesia votaram, nesse sentido, pela continuidade, tendo decidido elaborar um documento a enviar às diversas entidades envolvidas no processo, sublinhando estarem incondicionalmente contra a agregação.
A assembleia de freguesia de S.Lourenço do Bairro também reuniu na última sexta-feira, dia 13, e embora não seja favorável a esta reforma, por não saber ainda quais serão as competências, as verbas, o funcionamento e os benefícios para a população, admite que, sendo uma freguesia maior, poderá ter mais independência financeira, com outras capacidades de trabalho e de desenvolvimento, decidindo, por isso deixar a porta aberta para uma possível agregação com outras freguesias.

CC