Assinar
Bairrada

Curia: Universidade da Europa do PSD com balanço muito positivo

A Universidade Europa foi, uma vez mais, um sucesso. A 5.ª edição decorreu na Curia, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, com a participação de 65 “alunos” vindos de todo o país, entre os quais o recentemente reeleito presidente da CPS/JSD Anadia, Henrique Fidalgo.
Na sessão de abertura, o “Reitor” da Universidade Europa, o eurodeputado Carlos Coelho, relembrou as regras e rigor no funcionamento desta universidade, enquanto que o presidente da JSD Nacional, Duarte Marques, destacou que “esta é a geração mais bem preparada para lutar por Portugal e pela Europa” e que “temos, todos, uma grande responsabilidade na construção do futuro das novas gerações”.
O primeiro jantar-conferência contou com a presença de Carlos Moedas, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, que sublinhou a importância das reformas em curso, que “vão realmente mudar o futuro dos nossos filhos. Acredito na Europa, mas ainda acredito mais no caminho que Portugal está a percorrer”. No dia seguinte, ouviram-se as intervenções das eurodeputadas Maria do Céu Patrão Neves, sobre a importância da PAC, Regina Bastos que abordou o tema “Sair da crise: promover o crescimento e o emprego”. Falaram ainda os eurodeputados Carlos Coelho e José Manuel Fernandes. O dia terminou com um jantar/debate com a eurodeputada Maria da Graça Carvalho, que incidiu a sua apresentação nas questões ambientais mais desafiantes para o futuro da Europa.
Na sessão de encerramento realizada no domingo, Duarte Marques afirmou que “o futuro da nossa geração tem que ser construído em Portugal de mãos dadas com os restantes Estados Membros”. Também no encerramento, Carlos Coelho aproveitou a ocasião para tecer rasgados elogios ao PSD/Anadia, na pessoa do seu presidente, José Manuel Ribeiro, seu “ex-colega deputado, com quem tive a oportunidade de partilhar grandes batalhas”, enaltecendo a sua disponibilidade e a férrea vontade em trazer a iniciativa para a Curia.
Paulo Rangel encerrou com “chave de ouro” a 5.ª edição da Universidade Europa com uma grande lição sobre a construção do projeto europeu e com uma análise muito clarividente sobre o atual momento da EU, tendo relembrado que “para compreender o que se passa hoje, é preciso olhar para o que se passou no passado” e que “o projeto europeu existe para garantir a paz”. As suas palavras foram também de agradecimento à dedicação incansável de Carlos Coelho no desenvolvimento destas atividades de formação.