Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Oliveira do Bairro adere por unanimidade à Associação de Municípios do Carvoeiro

A Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, por unanimidade, na sexta-feira, a integração do município de Oliveira do Bairro na Associação de Municípios do Carvoeiro Vouga (AMCV). A entrada de Oliveira do Bairro na AMCV garantirá 80% das necessidades de abastecimento de água ao concelho de Oliveira do Bairro.

Trata-se, segundo o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, de uma candidatura no valor de 17 milhões de euros. “É caso para dizer que é um dia grande para o nosso concelho. Não temos a água para amanhã, mas vamos tê-la a breve trecho.”

Segundo o autarca, “a população de Oliveira do Bairro há muitos anos que reivindica este momento. Estando o PSD na oposição, muito lutou para que este momento tivesse chegado mais cedo. Isto fica a dever-se ao muito trabalho desenvolvido, desde logo a insistência e a persistência junto dos meus colegas para que a adesão viesse a ser uma realidade”.

“É uma decisão que tomámos sobre Oliveira do Bairro, mas que não podemos ignorar que envolve outros municípios, nomeadamente Vagos. Assim como envolve investimentos muito elevados. Permitirá que Oliveira do Bairro e os seus munícipes tenham a garantia da distribuição de água em quantidade e qualidade.”

Ótimo acordo. Mário João Oliveira explicou ainda que “a Associação de Municípios do Carvoeiro Vouga desenvolveu uma série de trabalhos tendentes para que esta entrada fosse possível, com o menor investimento e com a aprovação das entidades reguladoras na matéria”.

Garantiu ainda que a entrada “é um ótimo acordo”, salientando que “quem decide entrar para uma nova sociedade, ou aceita as condições ou rejeita”.

Sustentabilidade. O deputado Carlos Viegas, do PSD, recordou que a entrada de Oliveira do Bairro no Carvoeiro é o culminar de um processo de mais de 15 anos. “Gostaria de salientar a importância que esta integração tem para o município de Oliveira do Bairro na perspetiva da sustentabilidade do abastecimento deste bem tão precioso que é a água, tanto mais que as condições meteorológicas são adversas e configuram dificuldades futuras”, afirmou Carlos Viegas, recordando que na década de noventa, “o PSD apresentou sugestões e propostas, visando a adesão do município às Águas do Carvoeiro”.

Contudo, o ex-presidente da Câmara Acílio Gala refutou “a nossa posição, afirmando que o concelho era autossuficiente na água”. Todavia, “pelos nossos constantes alertas e por algumas insuficiências, Acílio Gala pede, em junho de 1997, a adesão de Oliveira do Bairro. O pedido foi recusado pela associação em finais de 1997. Em 2006, já com o presidente Mário João, o pedido é feito de novo”.

“Foram muitos anos de luta e de não baixar os braços. Sem desânimo e daí este desfecho, que consideramos feliz”, justifica Carlos Viegas, sublinhando ser “incompreensível a atitude de quem foi o máximo responsável, Acílio Gala, que deixou uma mão cheia de quase nada deste problema”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt