Assinar


Bustos // Mamarrosa // Oiã // Oliveira do Bairro // Palhaça // Troviscal  

Câmara de Oliveira do Bairro quer conhecer a opinião da população sénior

O Município de Oliveira do Bairro, através da Unidade de Ação Social e em colaboração com os seus parceiros sociais, vai realizar um inquérito de perceção e avaliação da sociedade em matéria de espaços exteriores e edifícios, transportes, habitação, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, serviços comunitários e de saúde.

O inquérito, adaptado a partir da lista de verificação de caraterísticas fundamentais das cidades amigas das pessoas idosas da Organização Mundial de Saúde, vai avaliar a forma como os idosos percecionam a sua cidade e concelho nas referidas oito áreas de elevada relevância social.

“Na planificação estratégica que compete às autarquias locais não basta saber se um determinado bem, serviço e equipamento de apoio social existe. É fundamental conhecer qual o conhecimento que o cidadão tem em relação a esse mesmo equipamento: se sabe que ele existe e qual o serviço que presta, bem como a avaliação que faz desse serviço. A partir da informação recolhida a autarquia estará em melhores condições de (re)planificar a cidade e o concelho”, explica Laura Pires, vereadora do pelouro.

“Este inquérito é, no contexto socioeconómico atual, de relevantíssimo valor, pelo que é essencial a colaboração de todos os munícipes. O inquérito será administrado às pessoas com mais de 55 anos, no entanto a colaboração de todos é fundamental: o neto pode ajudar o avô, a filha pode ajudar a mãe”, acrescenta.

Para que a amostra seja válida no presente estudo, e atendendo ao universo da população com mais de 55 anos de idade residente no concelho de Oliveira do Bairro, a autarquia oliveirense necessita de mais de 700 inquéritos devidamente preenchidos.
“Por conseguinte a colaboração de todos é essencial”, apela a vereadora.