Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Ampliação da ETAR de Sangalhos adjudicada

A remodelação e ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sangalhos foi adjudicada à empresa Espina & Defim/Factor Ambiente, Ldª, pelo montante de 2.581.971, 64 euros (+IVA), ou seja, 1.126.631 euros abaixo do preço base para a obra, que era de 3.708.602,83 euros.
Na base do critério de adjudicação esteve a apresentação da proposta mais baixa, tendo este consórcio luso-espanhol agora um prazo de 12 meses para executar a obra.
De acordo com o autarca Litério Marques, esta ETAR “é uma peça fundamental do Sistema Integrado de Saneamento de Cértima, integrado no mais abrangente Sistema Integrado de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais do Concelho de Anadia”, sendo estar ETAR responsável pelo tratamento de todos os esgotos produzidos pelos 24.776 habitantes, correspondente a 78,54% dos habitantes do concelho de Anadia.
Com a execução desta infraestrutura, fica prevista a desativação das ETAR’s de Arcos e Mogofores, já em fim de vida, “contribuindo assim para a melhoria das condições ambientais, eficiência energética e qualidade nos nossos cursos de água”, acrescentou.
Com o financiamento obtido através do QREN, o município de Anadia, com a execução da obra da ETAR de Sangalhos, conseguirá, diz Litério Marques, “efetivar o seu objetivo de longa data, que consiste no tratamento de todos os esgotos que são produzidos no concelho”.

Obra complexa. A remodelação da ETAR de Sangalhos será complexa e completa. Incluirá a beneficiação de infraestruturas existentes, mas também a execução de novos órgãos de tratamento preliminar, tratamento primário e secundário, bem como um novo sistema de tratamento de lamas. O sistema de tratamento a implementar prevê ainda a reutilização de parte da água tratada, em diversas operações de exploração da ETAR e constituirá, ainda, um recurso precioso de apoio ao corpo de bombeiros, no combate a incêndios.
Para tal, será instalado um sistema de afinação do tratamento, constituído por operações de filtração e desinfeção, através de radiação ultravioleta, com armazenamento final em reservatório, a construir para o efeito.
O tratamento das lamas destina-se a que as mesmas possam vir a ser utilizadas na atividade agrícola.
A ETAR de Sangalhos será ainda equipada com um avançado sistema automático de monitorização do processo de tratamento que permitirá a sua monitorização no local, mas também permite a ligação remota através de um Portal WEB acessível através de uma simples ligação por internet. Deste modo, será possível a intervenção no modo de funcionamento.
A ETAR será ainda beneficiada com um novo e totalmente equipado laboratório de análise, estando prevista a instalação de um amplo sistema de vídeo vigilância, de um sistema automático de deteção de intrusão, e de um sistema de deteção de incêndios.

CC