Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Lançamento de livro dos CTT associa-se a exposição alusiva ao 25 de Abril

Está patente ao público, na Estação dos Correios em Anadia, desde o passado dia 26 de maio, uma exposição de material diverso alusivo aos 40 anos da revolução de Abril. A mostra, que pode ser vista até amanhã, dia 6 de junho, está associada ao lançamento do livro temático dos CTT “25 de Abril, 40 anos”, da autoria do Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, António Costa Pinto.
A obra acompanha os acontecimentos mais relevantes que marcaram a fase de transição para a Democracia, sobretudo os anos que vão de 1974 a 1976, período em que se agudizaram as tensões político-sociais, e durante o qual ocorreu o processo de independência das ex-colónias portuguesas. O total é de 160 páginas que, juntamente com a emissão de selos e bloco comemorativos, constituem uma radiografia multifacetada dos anos posteriores à revolta militar. A obra pode ser adquirida nos CTT por 39 euros.
Alberto Rocha, dos CTT Anadia, revela ainda que foi no âmbito do lançamento desta obra, que a Estação dos CTT de Anadia fez um desafio ao Centro Escolar de Arcos, para que aquele Centro Escolar dinamizasse uma exposição de trabalhos alusivos ao tema, feitos pelos alunos do 1.º e do 4.º ano de escolaridade.
São cerca de duas dezenas de trabalhos, aos quais se associaram ainda alguns discos de vinil de músicos da época gentilmente cedidos por Almeida Rocha, assim como várias peças filatélicas comemorativas de aniversários da revolução, cedidas por Carlos Batista. Presentes nesta mostra estão ainda algumas páginas de jornais regionais, nomeadamente do Jornal da Bairrada, com notícias sobre a Revolução. “Não posso deixar de agradecer também à Biblioteca Municipal de Anadia pela cedência de alguns livros sobre a temática”, diz Alberto Rocha, que faz um balanço muito positivo da adesão do Centro Escolar de Arcos ao projeto, mas também aos clientes, que fazem observações simpáticas sobre mais esta iniciativa.
CC