Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

CDS/PP quer reedição de livros em formato digital

O CDS/PP apresentou, na última reunião de Câmara, uma proposta para que sejam reeditados em formato digital todos os livros editados pela Câmara Municipal nas últimas décadas.
Segundo o vereador centrista Paulo Caiado, nas últimas décadas, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro “editou dezenas de livros de escritores do concelho, que retratam as nossas origens, cultura e tradições, e representam um valioso espólio cultural, literário e histórico”. “Na sua vasta maioria, estas obras literárias mantêm a sua atualidade e são um património do concelho que interessa divulgar”, pelo que, sabendo que “a tecnologia tem sofrido avanços consideráveis, e hoje existe um número crescente de pessoas que lê livros em formato digital, recomendamos a reedição de todos os livros que foram editados nas últimas décadas pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em formato e disponibilização gratuita ou por um custo meramente simbólico dos mesmos”.
O vereador explica ainda que “o custo marginal de edição de livros em formato digital é nulo. Existe o custo de conversão dos livros para formato digital, que é desprezível, dado que a Câmara Municipal dispõe de recursos técnicos e humanos para executar esta tarefa”.

Reconhecimento. Paulo Caiado sugeriu ainda a realização de um evento para o lançamento de todos os livros, “oportunidade para prestar o merecido reconhecimento público e homenagear todos os autores dessas obras, pela sua inestimável contribuição para a cultura do nosso Concelho”.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, explicou que “continuam a existir muitas pessoas que ainda gostam de ver os livros em papel e que em breve serão lançadas novas edições”.
Relativamente ao evento, sugerido por Paulo Caiado, Mário João deu a conhecer que em breve revelará pormenores sobre uma gala concelhia que será realizada, anualmente, para distinguir e homenagear aqueles que mais se distinguiram nas mais variadas áreas.