Assinar
Anadia // Bairrada  

Aluna de Anadia vence Concurso de Leitura na categoria de ensino secundário

O Cineteatro Anadia recebeu, no sábado, dia 28 de junho, a fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Embora esta primeira edição não tenha contado com a participação dos 11 municípios que compõe a CIRA, o balanço não deixa de ser muito positivo, sobretudo para as escolas da região. Dos seis municípios aderentes (Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga) os alunos de Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda tiveram excelentes prestações, confirmadas pelos prémios arrecadados. De referir que a anadiense Ana Rute Painçal venceu no escalão mais alto, Secundário.
Esta iniciativa, que surgiu no âmbito do trabalho colaborativo desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da CIRA, contou com a participação de alunos desde o 1.º CEB ao Ensino Secundário, de vários estabelecimentos das redes pública e privada de seis dos 11 municípios que compõem esta comunidade intermunicipal.
Com vista à escolha do vencedor em cada categoria, o júri, constituído pelo Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, por uma representante da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Vera Oliveira, e por uma representante da Rede de Biblioteca da CIRA, Sónia Oliveira, avaliou, mediante a realização de provas orais, os conhecimentos dos finalistas sobre as obras propostas para leitura.
Assim, aos alunos do 1.º CEB coube a análise da obra “O príncipe do rio”, de Manuel Alegre, tendo o 1.º lugar, nesta categoria, sido atribuído a Lara Pires, de Águeda, seguida de Marta Batista, de Oliveira do Bairro, e, em 3.º lugar, Diogo Cabral, de Sever do Vouga.
Ao 2º CEB foi destinado “O caso da Rua Jau”, de Mário Castrim. O 1.º lugar foi para Catarina Oliveira, de Ílhavo, enquanto Carolina Teixeira, de Oliveira do Bairro, e Maria Inês Ferreira de Águeda, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente. “O Senhor Juarroz”, de Gonçalo M. Tavares, foi a obra estudada pelos concorrentes do 3º CEB, e, nesta categoria, a vitória coube a Raul Oliveira, de Águeda. No 2.º lugar classificou-se Maria Matilde Soares, de Anadia, e, na terceira posição, ficou Inês Ferreira, de Oliveira do Bairro.
A avaliação de conhecimentos dos alunos do Ensino Secundário incidiu sobre a obra “Área de Serviço e outras histórias de amor”, da autoria de Fernando Pinto do Amaral, que integrava o júri do concurso. Ana Rute Painçal, de Anadia, conquistou o 1.º lugar, ficando Marta Silva, de Oliveira do Bairro, e Daniela Morence, de Sever do Vouga, nos lugares seguintes.
Aos vencedores, a CIRA atribuiu prémios monetários, cujo valor se destina integralmente à aquisição de livros e/ou manuais escolares (1.º prémio – 150 euros, 2.º prémio – 100 euros e 3.º prémio – 50 euros).
Na ocasião, Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, que fez as honras da casa, deixou aos presentes nesta Fase Final da 1ª Edição do Concurso Intermunicipal de Leitura uma mensagem de alento, sublinhando que a união, nomeadamente das Bibliotecas Municipais “aperfeiçoa estratégias que conduzam à melhoria contínua dos serviços prestados às comunidades em que se inserem”.
Quanto ao facto do concurso só ter contado com alunos de seis dos 11 municípios da CIRA, a autarca afirmou estar “plenamente convicta de que o futuro será bem mais participado, pois semelhante iniciativa não poderá deixar indiferentes as comunidades educativas e as Bibliotecas Municipais e Escolares da nossa região”.
“Promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, nos jovens, durante o seu percurso escolar, é o lema desta iniciativa”, disse ainda a edil anadiense, para quem “só pela educação se podem, socialmente, afirmar valores essenciais à democracia como a igualdade e a liberdade”, considerando ainda ser o evento uma “festa de elogio ao livro e à leitura, com os olhos postos na excelência dos nossos jovens”.