Assinar
Ílhavo // Região  

Festival de Marisco da Costa Nova de 31 de julho a 3 de agosto

Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Illiabum Clube, decorrerá entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Relvado da Costa Nova, a oitava edição do “Ria A gosto” – Festival de Marisco da Costa Nova.
Integrado no programa do “Mar agosto 2014 – Festas do Município de Ílhavo”, o Festival de Marisco tem como principal objetivo divulgar o marisco e todos os produtos da Ria, numa aposta de promoção dos produtos “Ria de Aveiro” e de dinamização da economia local, tendo o Relvado da Costa Nova como palco e os típicos Palheiros como cenário.
O Festival abre ao público na quinta-feira, dia 31 de julho, pelas 20h, e encerra no domingo, dia 3, após o serviço de almoço. No dia 31, às 21h30, no Relvado da Costa Nova, decorre o Concerto com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova.
A comercialização, apanha e cultivo de bivalves e captura de Marisco é uma das mais relevantes atividades económicas das comunidades piscatórias da Ria de Aveiro. No Município de Ílhavo, para além do consumo efetuado nos restaurantes locais, em especial nas praias da Costa Nova e da Barra, existe ainda um equipamento vocacionado para a sua comercialização – o Mercado do Peixe da Costa Nova, que emprega familiares dos pescadores e que está adaptado à venda do marisco já confecionado.
No ambiente informal de uma mega-tenda, instalada no relvado da Costa Nova e enquadrada pelo Canal de Mira e pelos palheiros, é também uma forma de apoiar uma das mais emblemáticas equipas de basquetebol nacional – o Illiabum Clube.