Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Secretário de Estado inaugura FIACOBA e Feira do Cavalo

À semelhança do ano passado, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, vai inaugurar, sexta-feira, pelas 19h, a FIACOBA – Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada. O certame decorre,  até ao dia 20 de julho, no Espaço Inovação em Vila Verde – Oliveira do Bairro.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aposta numa programação que espelha as múltiplas experiências que só a região bairradina é capaz de proporcionar, desde a gastronomia à enologia, passando pela música, artesanato e desporto equestre, a que se junta a habitual mostra do tecido empresarial regional.
Para além das novas edições da Feira do Cavalo da Bairrada e da Feira Nacional do Pónei, dois eventos de grande prestígio no panorama equestre nacional e que têm atraído a Oliveira do Bairro milhares de aficionados, destacam-se também o 5.º Festival do Kiwi e, como novidade, a iniciativa “À prova 2014 Bairrada – 1.ª Mostra de Vinhos”, que reforça a aposta da Câmara de Oliveira do Bairro, responsável pela organização do certame, na criação de eventos diferenciados e complementares, em parceria com entidades locais e regionais, como são os casos da Associação Comercial Industrial da Bairrada, Associação Equestre da Bairrada, Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, Clube Ornitófilo da Beira Litoral, Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada e Kiwicoop.

Cavalos. Da Feira do Cavalo do Bairrada, que já vai na sua 7.ª edição, destaca-se a realização de vários concursos nacionais de Saltos, de Modelo e Andamentos e ainda de Atrelagens, que vão decorrer ao longo dos 10 dias da feira, para além de uma Monumental Garraiada, no dia 14, e de uma Grandiosa Corrida de Touros, que acontece no dia 20, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Sónia Matias e Brito Paes.

Kiwi. De destacar também o 5.º Festival do Kiwi, um dos produtos ex-libris do concelho de Oliveira do Bairro, que conta no seu programa com um concurso de sobremesas e demonstração ao vivo de pratos confecionados com este fruto, por parte de Chefes de cozinha conceituados. No dia 19 de maio, o Festival é dedicado aos kiwicultores, com um seminário que se realiza no Auditório do Espaço Inovação.
Relativamente à música, o cartaz é verdadeiramente eclético, indo do reggae ao hip hop, passando pela pop/soul e pela música ligeira. Como cabeças de cartaz destacam-se os nomes de Richie Campbell (dia 19), Expensive Soul (18), Áurea (12) e ainda de José Cid (11), cantor que já é praticamente “da casa” e que todos os anos atrai milhares de pessoas ao recinto da feira. A estes prestigiados artistas nacionais juntam-se outros espetáculos musicais de grande qualidade, como a 3.ª edição do espetáculo “Canta-me como foi”, da Escola de Artes da Bairrada, para além de uma noite de fados e das muitas atuações de vários ranchos, grupos de cantares, bandas filarmónicas, etc, oriundos do concelho de Oliveira do Bairro e da região.
As entradas para o certame variam entre 1 euro e 1,50 euros, com acesso a todas as zonas dos três eventos. Para crianças até 10 anos, a entrada na feira mantém-se gratuita. No domingo, dia 21, para a Corrida de Touros, que será realizada em recinto próprio, o preço vai variar entre os 15 e os 20 euros.