Assinar


Aveiro // Região  

Confraria dos Rojões da Bairrada promove 1.ª mostra confrádica descentralizada

A primeira “mostra confrádica descentralizada” da “Confraria dos Rojões da Bairrada, com Grelo e Batata à Racha”, sediada em Oliveira do Bairro, decorreu, no último sábado, na cidade de Aveiro.
O evento contou com a presença de cerca de três dezenas de Confrades oriundos dos oito municípios da Bairrada que compõem o corpo da Confraria, bem como do presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado e do presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Fernando Marques.
Segundo Miguel Roque, presidente da Confraria dos Rojões da Bairrada, “a iniciativa foi levada a cabo por dois confrades de Aveiro, Miguel Soares Fernandes e Gabriela Gradeço, e esteve integrada na missão cultural e de divulgação da Bairrada, enquanto destino turístico, que visou proporcionar aos seus membros um convívio na cidade de Aveiro, dando a conhecer o património gastronómico e cultural deste município da Região da Bairrada.

Arte. Miguel Roque afirma que “o ponto de encontro do convívio confrádico teve como palco o “Museu Arte Nova – Casa Major Pessoa”, um dos mais belos ex-libris de Aveiro, onde os confrades tiveram a oportunidade de apreciar as linhas arquitetónicas deste secular imóvel à medida que o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas iniciava a sua atuação musical, interpretando canções e marchas tradicionais do Bairro da Beira-Mar e revelando os trajes típicos das figuras dos Marnotos, das Tricanas, o que constituiu um momento único de animação para a Confraria, como ainda atraiu dezenas de turistas que visitavam a cidade”.
Seguidamente, “a Confraria iniciou o seu passeio pelo Canal Central, onde os confrades embarcaram em barcos moliceiros no cais da empresa Douro Acima rumo ao “Eco-Museu do Sal”, na Marinha da Troncalhada, onde decorreu uma visita guiada que permitiu conhecer de perto o salgado Aveirense e o funcionamento da safra do sal, descobrindo os novos usos culinários e cosméticos dados à flor de Sal e à espuma de Sal”.
Finda a incursão sobre o salgado aveirense, a Confraria voltou a embarcar nos moliceiros para percorrer todos os canais da cidade, desde o Canal de São Roque até ao Lago da Fonte Nova, degustando os tradicionais ovos moles com espumante bairradino.
Miguel Roque acrescenta ainda que “o evento culminou com um magnífico repasto servido no coração do Bairro da Beira-Mar, ou seja, no restaurante do Mercado do Peixe, onde foram confecionados a rigor rojões no tradicional tacho de cobre (com mais de 60 anos!) com respeito pela receita da Bairrada, ou seja, com os indispensáveis grelos e a célebre “batata à racha” que se fizeram acompanhar de vinhos da região”.
“No final, e após terem degustado a doçaria tradicional aveirense acompanhada de outro conhecido embaixador da Bairrada, o seu espumante, os Confrades fecharam o seu convívio com um animado momento musical, tendo sido brindados com a promessa de continuidade deste tipo de iniciativas no vizinho Município de Vagos e com o apoio institucional da edilidade vaguense”, concluiu Miguel Roque.