Assinar


Bairrada // Vagos  

EPADR faz 25 anos e abre valência de manutenção industrial

São 25 anos a potenciar o ensino profissional, no município de Vagos e na região. Sedeada na Gafanha da Boa Hora, a EPADR – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural vai assinalar a efeméride, no decorrer de um jantar comemorativo. Apesar de não ter, por enquanto, data marcada, o diretor daquele estabelecimento de ensino, Fernando Santos, diz que pretende homenagear “todas as pessoas e instituições que estiveram na origem da escola e na sua evolução”.
No arranque do ano letivo 2014/2015, as atenções da escola estão viradas para a receção de uma nova valência, na área da manutenção industrial. Trata-se do centro “HassTec”, que vai funcionar em “sala específica”, e deverá estar apto a funcionar já a partir do mês de novembro.
“Uma mais-valia para a escola, potenciadora para os formandos”, considera Fernando Santos, confirmando que a referida valência permite “colaborar” com a comunidade empresarial de Vagos. Segundo aquele dirigente, a EPADR poderá vir a prestar serviços às empresas, evitando deste modo que “gastem milhares de euros em maquinaria, que depois raramente será utilizada”.
Com cerca de 350 alunos inscritos, a escola abriu este ano com os cursos profissionais de técnico de produção agrária, restauração (com a variante cozinha/pastelaria e restaurante/bar), técnico de gestão equina e de manutenção industrial. Destaque, ainda, para a abertura de um novo CET, curso de especialização tecnológica, na área de cuidados veterinários.
Quanto à criação de um centro de transformação, de apoio à área agrícola, o diretor da EPADR mostra-se, porventura, mais cauteloso. Em causa estarão, para além da complexidade da certificação e licenciamento do mesmo, alegadas “exigências financeiras” do projeto, refere Fernando Santos. Que não descarta a possibilidade do centro estar a funcionar no decorrer do ano letivo.

Eduardo Jaques/Colaborador