Assinar
Águeda // Bairrada  

Águeda: Orçamento de 45,2 milhões aprovado por maioria com um voto contra do PSD

Cerca de 45,2 milhões de euros é o valor do orçamento da Câmara Municipal de Águeda para 2015 que foi aprovado por maioria, na penúltima quarta-feira, com uma abstenção do vereador Miguel Oliveira (CDS/PP) e o voto contra do vereador do PSD, José Oliveira.
Neste Orçamento, está reservada uma verba de meio milhão de euros para o orçamento participativo, destacando-se do documento a transferência de cerca de 1 milhão e meio de euros para as Juntas de Freguesia.

Aposta forte é na área da educação (inovação e tecnologia ao serviço das escolas, bem como a conclusão dos quatro centros educativos), bem como verbas para apoio no desenvolvimento de Águeda como “Smart City”. Haverá também mais dinheiro canalizado para a área social.

O orçamento contempla ainda a construção do Centro de Artes e Espetáculos, a criação do Museu da Indústria e o acesso do Parque Empresarial do Casarão ao nó que vai efetuar a ligação de Águeda à autoestrada e ao acesso a Aveiro. Áreas que mais discussão motivaram ao longo da discussão do orçamento.
O Executivo aposta ainda no desporto para a saúde e para pessoas com deficiência, numa clara alusão ao “Desporto para Todos”. Nesta área, destaque para a construção de um “driving range” junto ao estádio municipal e de um centro de competição de BTT no Campo das Rompidas, em Recardães. Para a pavimentação de estradas nas freguesias, serão canalizados cerca de 2 milhões de euros.

Leia a notícia completa na edição impressa ou digital do Jornal da Bairrada