Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Eco-Escolas do concelho de Cantanhede hastearam a Bandeira Verde

A pretexto do World Day of Action, iniciativa que visa dar visibilidade ao trabalho que as Eco-Escolas realizam em prol das comunidades onde estão inseridas, os estabelecimentos de ensino do município de Cantanhede distinguidos com esse estatuto hastearam a Bandeira Verde no dia 7 de novembro. Recorde-se que, à semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelo elevado número de instituições de diversos níveis escolares galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram. Com 21 Eco-Escolas reconhecidas, foi o primeiro da Região Centro relativamente aos projetos premiados e o sexto no contexto do país.

O vereador da Educação e do Ambiente da CM Cantanhede, Pedro Cardoso, que participou no hastear da Bandeira Verde em vários estabelecimentos de ensino, referiu que o ato “simboliza o compromisso da comunidade escolar em continuar este importante trabalho de educação ambiental e até mesmo de educação para a cidadania”.

Para Pedro Cardoso, “este gesto simbólico é uma forma de reconhecimento aos alunos, professores, técnicos auxiliares, pais e encarregados de educação, no fundo a todos os intervenientes nesta iniciativa, pelo empenho na implementação de ações sobre a defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável”».

No âmbito do World Day of Action, repetiu-se o hastear da Bandeira Verde em todas as Eco-escolas do concelho, com a participação dos alunos, professores, educadores, técnicos auxiliares, bem como de representantes das respetivas juntas de freguesia, direção dos agrupamentos de escolas e associações de pais. Do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, o símbolo foi içado na EB1 Balsas, EB1/JI Febres e Fontinha, EB1 Covões/Camarneira, EB1 Corticeiro de Cima, JI do Corticeiro de Cima, JI Vilamar, EB1 de Vilamar, EB1/JI de S. Caetano, EB 2,3 Carlos de Oliveira, Febres e Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede; relativamente ao Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (Cantanhede), o acontecimento teve lugar no Jardim de Infância (JI) de Murtede, EB1/JI do Bolho, EB1 de Sepins e EB1/JI de Cantanhede-Sul.

Passaram a ostentar também o galardão o JI Sanguinheira, EB1/JI da Tocha e EB2,3 João Garcia Bacelar, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede e os jardins de infância da Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima e a PRODECO – Centro Social de Covões. No Centro de Estudos Educativos de Ançã, que recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Nacional Poster Eco-Código, o hastear da bandeira ocorrerá mais tarde, no âmbito de uma iniciativa do programa específico desse prémio.