Assinar


Bairrada // Região  

GNR alerta para furto de metais não preciosos

A Guarda Nacional Republicana lançou uma campanha de sensibilização dirigida à população em geral e à rural em particular, para a adoção de comportamentos preventivos em casos de eventuais ilícitos criminais, nomeadamente o furto de produtos agrícolas, o furto de cobres e outros metais não preciosos, situações de exploração do trabalho especialmente interligadas com o tráfico de seres humanos e, ainda, para a utilização segura dos veículos agrícolas. É que o valor dos furtos dos metais não preciosos tem aumentado muito nos últimos anos, assim como a sua procura no mercado. O furto de metais não preciosos e os danos causados nas instalações pode significar a diferença entre um ano produtivo e um ano de prejuízos. Daí que a GNR adverte que os agricultores deverão estacionar as máquinas e colocar as condutas de irrigação e demais equipamento fora da visibilidade das vias públicas, atrás de árvores ou colinas. “A proximidade das estradas aumenta a probabilidade de furtos ou danos. Se for possível, coloque o equipamento e os seus componentes de forma a poderem ser vigiados de um local habitado”, avisa da GNR.
a GNR refere ainda que “a maior parte dos furtos são facilitados pela desatenção e descuido da própria vítima”. Daí que “tenha presente: a ocasião faz o ladrão”.
Para comunicar um crime em curso ou qualquer atividade suspeita, os lesados deverão marcar imediatamente o número de telefone do Posto da GNR mais perto da sua residência