Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Autarquia sensibiliza donos de animais contra dejetos na via pública

A Câmara Municipal de Anadia quer pôr cobro aos dejetos de cães que invadem passeios, jardins e praças públicas, incluindo parques infantis da cidade e do município, em geral.
Para isso, vai avançar com uma campanha de sensibilização e de moralização junto dos donos dos animais.
Essa indicação foi deixada pela presidente de Câmara, Teresa Cardoso, na última reunião de executivo, na sequência de uma questão levantada pelo vereador do PSD, José Manuel Ribeiro, que alertou para o facto de munícipes levarem os cães a passear à rua e a espaços verdes e até para parques infantis, locais onde deixam ficar para trás os dejetos dos animais de estimação.
“Tem a Câmara Municipal alguma política de sensibilização no sentido de alertar cidadãos para que tenham mais cuidado e recolham esses dejetos?”, questionou o vereador.
A edil Teresa Cardoso deu conta da existência, na cidade, de pontos de recolha de dejetos, tendo o município já adquirido mais equipamentos para colocar em locais estratégicos. “Esperamos que as pessoas sejam civilizadas e respeitem as pessoas, mantendo as condições de higiene nos espaços públicos e utilizando esses recetáculos”.
No âmbito das comemorações para o Dia do Ambiente, a edil avançou estar a ser preparada uma campanha de sensibilização e de informação às pessoas sobre os recetáculos para dejetos dos animais, como da disponibilização de mais oleões para recolha de óleo doméstico usado e recolha seletiva de resíduos.
Uma informação intitulada “Acontece em Anadia”, que chega a casa dos munícipes em forma de desdobrável que acompanha a fatura da água e que tem sido utilizado pela Câmara Municipal para comunicar com a população.

06
Catarina Cerca