Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Final Nacional de protótipos no IPB

O presidente do conselho diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Gonçalo Xufre Silva defendeu, na penúltima terça-feira, durante a 6.ª edição do concurso de Protótipos Tecnológicos (APTIPRO), que se realizou no Instituto Profissional da Bairrada (IPB), a importância de um ensino profissional de qualidade.
Gonçalo Xufre Silva, no momento que antecedeu a entrega de prémios às equipas que participaram no APTIPRO, dirigiu-se aos alunos presentes, sublinhando que o ensino profissional é importante para o desenvolvimento económico do país e que se pretende que seja uma ferramenta para a vida dos alunos que o frequentam.
O Aptipro é um concurso dirigido aos alunos finalistas de cursos profissionais dos domínios da eletrotecnia, eletrónica, mecatrónica, automação e afins, consistiu na construção de um protótipo realizado no âmbito de Provas de Aptidão Profissional. A concurso estiveram cerca de 40 projetos de 22 escolas de todo o país, envolvendo cerca de 200 alunos.
Ainda na sessão de entrega de prémios, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por felicitar o trabalho desenvolvido pelas escolas, falando da sua experiência de 30 anos na vida empresarial, nomeadamente das “necessidades técnicas sentidas pelas empresas da região”. “Em boa hora, o Comendador Almeida Roque e a autarquia juntaram esforços para criar o IPB, já que este tipo de formação é vital para habilitar os alunos a entrar no meio laboral”. “Quando temos os meios e vontade decerto que atingimos os objetivos”, acrescentou o autarca, sublinhando que “os alunos devem ter atitude, persistência, resiliência e a capacidade de inovar, já que são qualidades que contam para qualquer empresário na hora da admissão”.
Por seu lado, a organização sublinhou a importância do apoio de todos os patrocinadores que garantiram prémios superiores a dez mil euros.
Os alunos da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, Mirandela, foram os grandes vencedores do APTPRO. Levaram a concurso o protótipo de um trator que elimina a principal causa de morte em acidentes com estas máquinas agrícolas. O AGROBOT é um robot agrícola desenvolvido pelos alunos a partir de um trator em fim de vida que se encontrava nas instalações da escola transmontana e que é comandado à distância “através de um equipamento dotado de um sistema android, tal como um vulgar smartphone”.