Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Há 25 anos que a APPACDM fez gente feliz

A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Anadia inaugurou na última sexta-feira, dia 26, a remodelação dos espaços do edifício sede.
Agostinho Branquinho, secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social presidiu à cerimónia que reuniu utentes, familiares, corpos sociais da instituição, autarcas, parceiros, representantes de várias instituições e amigos.
Na ocasião, foi também dada a conhecer a nova sala interativa de estimulação sensorial, assim como o projeto de requalificação e ampliação da Unidade de Formação Profissional.

Criação de espaços, tempos e dinâmicas. Madalena Cerveira, presidente da direção da APPACDM, não poderia estar mais feliz. No ano em que a instituição que dirige completa 25 anos de existência, inaugura novos espaços (orçados em 200 mil euros) no seu edifício sede, que se apresentam de “cara lavada” e mais funcionais, permitindo maior conforto, bem como o aumento do número de utentes (de 45 para 60).
“Há 25 anos reconhecemos como prioritário a criação de estruturas capazes de dar resposta a necessidades específicas. Criámos os espaços, depois os tempos e agora as dinâmicas entre eles”, que permitem, como disse, “dar corpo a uma política inclusiva, integrada e transversal de prevenção, de habilitação, de reabilitação e de participação das pessoas com incapacidade.”
Na ocasião, destacaria que “na APPACDM tudo o que existe é o resultado de uma parceria efetiva entre diversas vontades”, reconhecendo publicamente o apoio prestado pelo poder central, regional e local, empresas e amigos que solidariamente colaboram com a instituição.

Trabalho, dedicação e carinho. A presidente da autarquia, Teresa Cardoso, começou por fazer um agradecimento a todos os que têm dado apoio a esta instituição ao longo de 25 anos, nomeadamente várias empresas do concelho e da região, solidárias com esta causa social, mas também a Câmara Municipal que, desde a primeira hora, se associou à criação das instalações da APPACDM. Obras que têm vindo a ser realizadas ao longo do tempo, fruto de muito trabalho, dedicação e carinho, com vista a fazer muita gente feliz.
Determinada em continuar a apoiar a APPACDM, a edil Teresa Cardoso diria ser um orgulho ter no concelho uma instituição como esta, que se vem consolidando com muito trabalho, empenho, dedicação e ajuda de beneméritos.

Leia mais na versão digital do seu JB.