Assinar
Anadia // Bairrada // Tamengos  

Anadia: Rota das Vinhas é já no próximo domingo

O Centro de Bem-Estar Social de Tamengos, em colaboração com o grupo Tamengos a Mexer – Comissão de Festas em Honra de São Pedro de Tamengos, leva a cabo, já no próximo domingo, a 1.ª Rota das Vinhas, um evento que promete juntar diversos amantes do desporto e da natureza.
A iniciativa conta com três modalidades: prova de BTT, raid turístico-gastronómico e caminhada. Esta diversidade é considerada uma mais valia já que, como referem membros da organização, “é do agrado de muitas pessoas. Queremos promover a prática de desporto e, aliado a isso, dar a conhecer a nossa região que a tantos encanta”.

Modalidades. A Maratona de BTT será composta por 60km dando, assim, a conhecer a região e as suas potencialidades neste tipo de desporto. O percurso conta com a passagem em várias freguesias do concelho de Anadia onde se pode contactar, essencialmente, com a zona vinícola da região. Cada participante terá, também, direito a um kit, a um dorsal e a um seguro, à semelhança do que acontece nas outras modalidades.
O Raid turístico-gastronómico será um percurso com o qual se pretende promover o melhor da região, quer a nível paisagístico, quer a nível gastronómico. O Raid será composto por um percurso de 30km, contando com três paragens que permitirão aos participantes usufruírem de alguma da gastronomia da região, bem como visitar locais de interesse cultural, como caves, museus, o Velódromo de Sangalhos e as Termas da Curia.
A Caminhada foi pensada para aqueles que são amantes do ar livre e do contacto com a natureza, mas, essencialmente, para a inclusão de toda a família na atividade. Sendo uma modalidade com um número crescente de adeptos, contará com duas paragens, em que os participantes poderão descansar e degustar alguns petiscos, bem como usufruir de uma pequena aula de prática física. A modalidade contará com um percurso de cerca de 10km.

Necessidades do Centro de Bem-Estar Social. O Centro de Bem-Estar Social de Tamengos, à semelhança de outras IPSS, necessita de angariar fundos para fazer face às despesas. Com 30 utentes em regime de Centro de Dia e com apoio estatal apenas para 22, o esforço para manter os serviços a funcionar na perfeição é quase diário.
Neste sentido, a organização adianta que há a possibilidade de este se tornar um evento anual não só com o intuito de apoiar esta causa, como para fomentar na comunidade a prática desportiva e a adoção de um estilo de vida saudável.