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Bairrada // Oliveira do Bairro  

Eco-Escolas passa pelo concelho

O IPSB e os Jardins de Infância da AMPER e de Oiã receberam, a 7 e 9 de outubro, a “Rota Eco-Escolas”, iniciativa que tem como tema a mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.
A iniciativa, que tem passado por todo o país, promoveu a participação ativa dos alunos dos jardins de infância do IPSB, AMPER e Oiã, através da elaboração de propostas concretas que tiveram a oportunidade de apresentar ao vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, António Mota, presente nas cerimónias de receção e passagem de testemunho entre aqueles estabelecimentos.
O autarca agradeceu as propostas dos alunos, realçando a pertinência das mesmas e prometendo que a Câmara Municipal irá “analisar com toda a atenção este valioso contributo que nos é dado pelos nossos alunos, que demonstraram mais uma vez terem uma visão diferente mas atenta e perspicaz da realidade que os rodeia”.
António Mota chamou ainda a atenção dos alunos e responsáveis da comunidade educativa para a “importância do ambiente e da sustentabilidade no futuro de todos nós”, classificando a Rota Eco-Escolas |- Programa Eco-Escolas como uma iniciativa “de grande mérito e decisiva para o desenvolvimento de uma verdadeira cidadania ambiental”.
A Rota Eco-Escolas, que este ano assinala o 20.º aniversário, vai prosseguir para o concelho de Anadia, levando o trabalho realizado pelas “eco-escolas” do Município de Oliveira do Bairro, que já tinham recebido o “testemunho” oriundo de Ílhavo. Os testemunhos onde são registadas as opiniões e sugestões, estão a percorrer as escolas dos municípios participantes (atualmente 230 na rede Eco-Escolas).
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que tem por objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.