O Museu de Etnomúsica da Bairrada vai festejar o Dia Mundial da Rádio, que se festeja a 13 de fevereiro, com um programa especial de dois dias dedicado ao público mais jovem.
Nos dias 12 e 13 de fevereiro o Museu vai contar com visitas orientadas à exposição “O Rádio: Retrospetiva do século XX”, seguidas da atividade lúdica “Pintando os Sons”, um ateliê de pintura em tela especialmente dedicado à rádio e aos elementos presentes na visita.
Esta iniciativa pretende dar a conhecer às crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, um pouco mais sobre a história da comunicação, complementada com uma atividade lúdica que incentiva a criatividade e desperta a apetência para as artes plásticas. As visitas realizam-se às 10h30, 14h30 e 16h, no dia 12, e às 16h, no dia 13, tendo a duração média de uma hora. A participação é gratuita sendo necessária a inscrição através do e-mail memb@cm-olb.pt ou do nr.º de telefone 234 757 005.

Exposição sobre o rádio. Inaugurada em 2010 para comemorar os 75 anos de rádio em Portugal, a exposição “O Rádio: Retrospetiva do século XX”, celebra este importante meio de comunicação, demostrando a sua preponderância junto das populações, desde os anos 20, com o aparecimento dos primeiros recetores, até à década de 70, numa viagem por quinze elementos que representam algumas das marcas e modelos mais significativos da sua história.
O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro. Esta data foi escolhida pois foi neste dia que a Rádio das Nações Unidas (United Nations Radio) emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. Para além de exposições temáticas, o Museu possui uma vasta coleção de instrumentos, partituras, gravações, documentação variada e depoimentos.
De referir ainda que o Museu de Etnomúsica da Bairrada leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças à população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região, contribuindo para um cada vez maior conhecimento da música e das raízes culturais do nosso território, eternizando as nossas tradições, a nossa história e a nossa real identidade.